Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário

Authors

  • Vânia Maria de Oliveira Vieira
  • Clarilza Prado Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204320092047

Keywords:

Representação Social, Avaliação da Educação, Formação de Professores, Ensino Superior

Abstract

Este artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio, implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio; os que desaprovam; e os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vânia Maria de Oliveira Vieira

Clarilza Prado Sousa

Published

2009-08-30

How to Cite

Vieira, V. M. de O., & Sousa, C. P. (2009). Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(43), 235–355. https://doi.org/10.18222/eae204320092047

Issue

Section

Temas em Destaque