Assessment Literacy: Training raters for the Celpe-Bras written part

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11489

Keywords:

Assessment, Training, Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners, Portuguese as an Additional Language

Abstract

This paper presents the self-study training course for raters of the written part of the Celpe-Bras exam. The objectives, the theoretical framework, and the methodological design of the course tasks are explained, highlighting their potential for developing assessment literacy of raters and teachers of Portuguese as an additional language. Based on a practice-reflection-practice cycle, the course tasks provide opportunities for participants to engage in assessment procedures and relate them to the exam construct. The course content and design promote learning through reflection on assessment practice, providing theoretical and methodological support for teaching and assessing writing.

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Author Biographies

Margarete Schlatter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

É professora na UFRGS, atuando no estágio de docência em inglês como língua adicional, na comissão coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros e na pós-graduação em Linguística Aplicada. Coordenou a Comissão Técnica do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Celpe-Bras e é uma das autoras da proposta curricular de Língua Estrangeira Moderna/Espanhol e Inglês dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. 

Juliana Roquele Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutora em Linguística Aplicada (2009) pela UFRGS. É professora do Instituto de Letras da UFRGS e atua com ensino e formação de professores de língua portuguesa como língua materna e adicional na graduação e na pós-graduação. É membro da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras desde 2008 e foi a idealizadora do Acervo Celpe-Bras. Lidera o grupo de pesquisa Avaliação de uso da linguagem (Avalia) da UFRGS.

Gabrielle Rodrigues Sirianni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutorando em Linguística Aplicada pela UFRGS. Mestra na área de concentração estudos da linguagem, linha de pesquisa linguística aplicada, do programa de pós-graduação em Letras da UFRGS (2020). Atua como professora de português e aplicadora da parte escrita e da parte oral do exame Celpe-Bras. É membro do grupo de pesquisa Avaliação de uso da linguagem (Avalia) da UFRGS e tem interesse pelo ensino e avaliação de português como língua materna e língua adicional.

Giovana Lazzaretti Segat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutoranda em Linguística Aplicada no programa de pós-graduação em Letras da UFRGS e mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa Avaliação de uso da linguagem (Avalia) da UFRGS. Atua na aplicação e na avaliação do Exame Celpe-Bras e tem experiência no ensino de português como língua materna e adicional. 

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Published

2025-05-19

How to Cite

Schlatter, M., Schoffen, J. R., Sirianni, G. R., & Segat, G. L. (2025). Assessment Literacy: Training raters for the Celpe-Bras written part. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11489. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11489

Issue

Section

Assessment Practices for Additional Languages