Impacto do Prouni no desempenho acadêmico: uma análise de gênero e raça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6929

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Educacionais, Prouni, Propensity Score Matching, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Resumo

Este estudo objetivou realizar uma avaliação do impacto do Programa Universidade para Todos (Prouni) no desempenho dos alunos bolsistas entre os grupos de gênero, homem e mulher, e raça, brancos e negros. A metodologia utilizada foi o propensity score matching utilizando os microdados do Enade de 2016. A análise descritiva mostrou um aumento no número de bolsas integrais e parciais ofertadas ao longo dos anos e uma concentração de bolsas na região Sudeste. Verificou-se que ser homem, negro e ter renda familiar menor que 1,5 salário mínimo aumentam a probabilidade de ser beneficiário do programa. Os resultados sugerem que o impacto do Prouni no desempenho dos alunos das universidades privadas foi significativo. Observou-se que o Prouni aumenta o desempenho médio dos alunos que recebem a bolsa integral, principalmente entre homens e negros e que, na análise dos quatro cursos com maior número de bolsas integrais, o maior impacto foi entre mulheres.

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Biografia do Autor

Rodrigo Monteiro da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-MG, Brasil

Graduação em Ciências Econômicas, Unespar Campo Mourão

Especialista em Perícia Contábil, Unicesumar

Especialista em Administração Financeira, Unicesumar

Graduando de História, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando Teoria Econômica, Universidade Estadual de Maringá


 

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-MG, Brasil

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998);

Pós-doutorado na Universidade de Brasília 

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Silva, R. M. da, & Cunha, M. S. da. (2020). Impacto do Prouni no desempenho acadêmico: uma análise de gênero e raça. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 164–194. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6929

Edição

Seção

Artigos