Análise da participação discente na avaliação docente no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815

Palavras-chave:

Avaliação Docente, Educação Superior, Participação do Aluno

Resumo

O objetivo do artigo é compreender quais fatores influenciam a participação dos alunos em um processo de avaliação docente, identificando os perfis mais e menos propensos a participar, incluindo características individuais e dos cursos aos quais estão vinculados. Os dados analisados são da avaliação docente semestral de uma IES privada entre 2016 e 2018. O modelo de análise é a regressão logística multinível. Os resultados apontam que características individuais e também dos cursos, afetam a probabilidade de participação discente na avaliação dos professores: ser mulher, acima de 41 anos de idade, beneficiário de programas de financiamento ou bolsa de estudos, em um curso de licenciatura ou em um curso integral tendem a aumentar a probabilidade de participação na avaliação docente.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Tomás, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004), mestrado em Demografia pela UFMG (2007) e pela University of California at Berkeley (2008), mestrado em Sociologia (2010) e doutorado em Sociologia e Demografia (2012) pela University of California, Berkeley. Atualmente é Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Presidente da Comissão Própria de Avaliação da PUC MINAS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica e Estratificação Social, na área de Demografia Econômica, Família e Fecundidade, Formulação e Avaliação de Políticas e Métodos Quantitativos. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES).

Raquel Wanderley D'Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora de temas referentes a Avaliação e Análise de Políticas Públicas, Instituições Políticas e Burocracia, com foco em dinâmicas de implementação de políticas federais no nível municipal. Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas (GIMAPP) e do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES). Atua como Analista na Comissão Própria de Avaliação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (CPA/PUC Minas). Docente e consultora na área de estatística aplicada e Ciência de Dados.

Otaviano Francisco Neves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES).

Maytê Cabral Mesquita, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Belo Horizonte-MG, Brasil

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é Analista Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS e do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, cultura do consumidor, Estudos do Consumo, e na área de Avaliação do Ensino Superior.

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Tomás, M. C., D’Albuquerque, R. W., Neves, O. F., & Mesquita, M. C. (2020). Análise da participação discente na avaliação docente no ensino superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 28–49. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815

Edição

Seção

Artigos