O processo de alfabetização e a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6736

Palavras-chave:

Ciclo de Alfabetização, Formação Docente, Avaliação Nacional da Alfabetização.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva sobre a diversidade de resultados de quatro escolas públicas de uma mesma rede de ensino – duas escolas com as maiores e duas com as menores pontuações na Avaliação Nacional da Alfabetização 2014. Participaram da pesquisa docentes do ciclo de alfabetização que atuaram nessas escolas, no triênio 2012-2014. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada focalizada nos processos de ensino realizados, na formação docente e nas experiências profissionais. Os resultados revelam diferenças, quanto à ênfase na continuidade do processo de alfabetização no ensino em ciclos, favoráveis às escolas com os maiores desempenhos, apesar das semelhanças de nível socioeconômico dos alunos, tempo de experiência e formação, sobretudo contínua, das professoras.

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Biografia do Autor

Maria Cecília de Oliveira Micotti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Rio Claro-SP, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1962) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, educação, ensino-aprendizagem e construtivismo. 

Adriana Dibbern Capicotto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Rio Claro-SP, Brasil

Supervisora escolar, responsável pelo Departamento Pedagógico da SME de Limeira/SP, mestrado na área educacional, na linha de formação docente pela UNESP/Rio Claro. Além de responsável por programas do Governo Federal como PNAIC e Mais Alfabetização.

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Micotti, M. C. de O., & Capicotto, A. D. (2020). O processo de alfabetização e a formação docente. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 366–392. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6736

Edição

Seção

Artigos