Infraestrutura escolar e Educação Física: tensões e conflitos

Autores

  • Rubem Barboza Ferreira Neto Universidade de Santiago de Compostela (USC), Santiago de Compostela, Galiza, Espanha; Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0001-7095-0325

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6547

Palavras-chave:

Infraestrutura Escolar, Educação Física, Ensino Fundamental, Políticas Públicas

Resumo

Pretende-se, neste artigo, estudar a influência das infraestruturas escolares desportivas no cumprimento do currículo de Educação Física, na qualidade do processo de ensino e nas aprendizagens realizadas pelos alunos. Trata-se de um estudo de metodologia investigativa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta e produção de dados. A pesquisa empírica contemplou entrevistas com os cinco diretores das escolas públicas municipais dos anos finais do ensino fundamental da cidade de Armação dos Búzios-RJ. Os dados obtidos pela análise de conteúdo foram organizados em três categorias, sendo a categoria “Descaso Público” elucidativa e didática. Infere-se que o ambiente de aprendizagem existente (as quadras polidesportivas em praças públicas) e a infraestrutura escolar disponibilizada para as aulas de Educação Física inviabilizam o cumprimento do currículo em sua integralidade, afetam os conteúdos de ensino e, por conseguinte, os objetivos educacionais não são atingidos.

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Biografia do Autor

Rubem Barboza Ferreira Neto, Universidade de Santiago de Compostela (USC), Santiago de Compostela, Galiza, Espanha; Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Porto, Portugal

  • 2018-2019 - Doutorando em Educação - Universidade de Santiago de Compostela (USC), Santiago de Compostela, Espanha/ Programa de Doutorado em Eucação, Centro Internacional de Doutorado e Estudos Avançados (CIEDUS).
  • 2016-2017 - Mestrado - Master degree - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração das Organizações Educativas (2 anos) - Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Porto - Portugal.

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Ferreira Neto, R. B. (2020). Infraestrutura escolar e Educação Física: tensões e conflitos. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 231–256. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6547

Edição

Seção

Artigos