Mineração de dados orientada pelo domínio educacional: uma prova de conceito

Autores

  • Stella Oggioni da Fonseca Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Anderson Amendoeira Namen Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Francisco Duarte Moura Neto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Adriana da Rocha Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Maria Isabel Ramalho Ortigão Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Ursula Andrea Barbara Verdugo Rohrer Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5696

Palavras-chave:

Prova Brasil, Mineração de Dados, Políticas Educacionais, Rendimento Escolar

Resumo

Este trabalho propõe uma metodologia para identificação de padrões relacionados ao aprendizado de matemática e às características do ambiente escolar, a qual foi aplicada aos dados da Prova Brasil 2013, com ênfase nos estudantes do 9º ano do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro. A abordagem, apoiada pelo conhecimento de especialistas em educação, consistiu na proposição de um processo de redução de dimensionalidade integrado à mineração de dados, sendo sua avaliação efetuada por intermédio de medidas técnicas em conjunto com medidas de interesse do domínio educacional. Foi possível identificar ações, bem como analisar sua viabilidade para solução das questões educacionais. A metodologia, orientada pela área de aplicação e cuja avaliação não se restringiu ao uso de métricas técnicas da mineração de dados, pode servir como referência – uma prova de conceito – a outras pesquisas em ações e políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Stella Oggioni da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutora em Modelagem Computacional - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Anderson Amendoeira Namen, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Professor Adjunto do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ) e Professor Assistente da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil.

Francisco Duarte Moura Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

PhD em Matemática pela Universidade da Califórnia (UC Berkeley). Professor Associado do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ) e atualmente Professor Visitante do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana da Rocha Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Mestranda em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ). Tutora presencial do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Ursula Andrea Barbara Verdugo Rohrer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutora em Matemática pela Universidade de Bielefeld, Alemanha. Professora Adjunta do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ), Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Fonseca, S. O. da, Namen, A. A., Moura Neto, F. D., Silva, A. da R., Ortigão, M. I. R., & Rohrer, U. A. B. V. (2019). Mineração de dados orientada pelo domínio educacional: uma prova de conceito. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 420–453. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5696

Edição

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Artigos