Avaliação emancipatória do ensino médio politécnico: experiências etnográficas na Educação Física

Autores

  • João Luís Coletto da Silva Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz, Vera Cruz-RS, Brasil; Grupo de pesquisa “História, Memórias e Narrativas em Educação” – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil; Grupo de pesquisa “História, Memórias e Narrativas em Educação” – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4950

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Médio, Educação Física, Regulação.

Resumo

Propõe-se, neste artigo, analisar experiências de avaliação da Educação Física escolar com a “avaliação emancipatória”, denominação utilizada durante a vigência da reforma curricular ocorrida na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul em 2012, e que vigorou até 2016. Trata-se de uma abordagem qualitativa e etnográfica, com utilização de entrevistas, observação participante e análise documental. A pesquisa empírica envolveu o acompanhamento de duas turmas de ensino médio politécnico, de duas diferentes escolas, nas aulas de Educação Física e nos conselhos de classe de um trimestre letivo de 2016. Por meio da triangulação, os dados foram analisados a partir das categorias regulação e emancipação. Distintas tensões e contradições ocorreram nas práticas avaliativas, e também ficou evidente a presença de elementos que as influenciaram no sentido da manutenção da regulação, e não da participação e da emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luís Coletto da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz, Vera Cruz-RS, Brasil; Grupo de pesquisa “História, Memórias e Narrativas em Educação” – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Grupo de pesquisa: História, Memórias e Narrativas em Educação. E-mail: dicoletto@hotmail.com

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul-RS, Brasil; Grupo de pesquisa “História, Memórias e Narrativas em Educação” – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação. Grupo de pesquisa: História, Memórias e Narrativas em Educação. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com bolsa PDSE na EHESS de Paris; mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS.

Referências

ALVES, Aline Aparecida Martini. A reforma educacional do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: um estudo a partir do contexto da prática. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio. jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3673>. Acesso em: 15 out. 2016.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ARAUJO, Ione dos Santos Canabarro. Implantação do ensino médio politécnico da rede pública do Rio Grande do Sul e a pesquisa na escola: estudo de caso. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/6779>. Acesso em: 10 jun. 2016.

BARBOSA, Claudio Luís de Alvarenga. Educação física e didática: um diálogo possível. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Decreto-Lei n. 1.044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica. Brasília, DF: Presidência da República, 1969.

BRASIL. Lei n. 10.793, de 1 de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. v. 1. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física. In: BRASIL. Ministério da Educação. PCN + ensino médio. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, [200-]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2016.

FONSECA, Denise Grosso da. Educação física no ensino médio: propostas curriculares, prática pedagógica e avaliação. In: BINS, Gabriela Nobre Rodrigo Alberto Lopes; DIEHL, Vera Regina Oliveira (Org.). Educação física na escola: entre demandas curriculares e experiências artesanais. Porto Alegre: UFRGS/Esefid 2016. p. 145-170.

GONZAGA, Jorge Luiz Ayres et al. A prática pedagógica na educação politécnica. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O ensino médio e os desafi da experiência: movimentos da prática. São Paulo: Fundação Santillana, Moderna, 2014. p. 93-114.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Referencial curricular de educação física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referenciais curriculares do estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Seduc/DP, 2009. p. 113-181.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtiva. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014a.

HOFFMANN, Jussara. O jogo contrário em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014b.

LIMA, Valderez Marina do Rosário; GRILLO, Marlene Correro. Questões sobre avaliação da aprendizagem: a voz dos professores. In: GRILLO, Marlene Correro et al. Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 23-34.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOSNA, Rosa Maria Pinheiro. Avaliação: paradigmas e paradoxos no âmbito do ensino médio. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafi da prática. São Paulo: Fundação Santillana, Moderna, 2013. p. 219-240.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

PONTES, Maicon Felipe Pereira. O trabalho docente dos professores de educação física durante a implementação do ensino médio politécnico: um estudo em escolas na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/140159>. Acesso em: maio 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio – 2012-2014. Porto Alegre: Seduc, 2011. Disponível em: <http://www.educacao. rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_II.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2015.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Regimento Padrão do Ensino Médio Politécnico. Parecer CEED n. 310/2012. Porto Alegre: Seduc, 2012. Disponível em: <http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_ padrao_em_Politec_I.pdf>. Acesso em: dez. 2015.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SCHERER, Susana Schneid. A implantação da proposta pedagógica de ensino médio politécnico e integrado em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul. 2014. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

SILVA, João Luís Coletto da. A avaliação emancipatória do Ensino Médio Politécnico: um estudo de caso sobre abordagens da educação física escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, 2017.

SILVEIRA, Éder da Silva; PEREIRA, Marcos Villela. Apontamentos sobre necessidades e desafios da formação de professores no ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MERCOSUL/CONE SUL. 22, 3 a 7 novembro 2014. Porto Alegre. Anais... Florianópolis: UFSC/Prodegesp, 2017. p. 12-25. Acesso ao Manuscrito.

SILVEIRA, Éder da Silva; PEREIRA, Marcos Villela. O ensino médio politécnico gaúcho: vozes dissonantes sobre a avaliação conceitual e os índices de aprovação/reprovação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. Anais… Curitiba: EdiPUCPR, 2015. p. 23426-23438.

STAKE, Robert. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 1998.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 23 reimp. São Paulo: Atlas, 2015.

VIANNA, Rafael Brito. Educação politécnica: as experiências docentes e a reestruturação do ensino médio em duas escolas de Santa Cruz do Sul. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2015. Disponível em: <http://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/755>. Acesso em: 5 dez. 2016.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Silva, J. L. C. da, & Silveira, Éder da S. (2018). Avaliação emancipatória do ensino médio politécnico: experiências etnográficas na Educação Física. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 472–503. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4950

Edição

Seção

Artigos