As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?

Autores

  • Lara Vilela Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Thiago Yudi Tachibana Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
  • Naercio Menezes Filho Centro de Políticas Públicas do Insper e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo País Brasil
  • Bruno Komatsu Centro de Políticas Públicas do Insper e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo País Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427

Palavras-chave:

Cotas, Universidades Públicas, Políticas Públicas, Desempenho Escolar.

Resumo

Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.

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Biografia do Autor

Lara Vilela, Secretaria de Educação de Pernambuco

Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil, Recife, Pernambuco, Brasil

Thiago Yudi Tachibana, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Doutorando da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, São Paulo, Brasil

Naercio Menezes Filho, Centro de Políticas Públicas do Insper e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo País Brasil

Coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Bruno Komatsu, Centro de Políticas Públicas do Insper e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo País Brasil

Assessor de Pesquisas do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Doutorando da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Vilela, L., Tachibana, T. Y., Menezes Filho, N., & Komatsu, B. (2017). As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 652–684. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427

Edição

Seção

Artigos