Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015

Autores

  • Andrea Mara Vieira Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4410

Palavras-chave:

Letramento Científico, Pisa, Políticas Públicas, Avaliação em Larga Escala.

Resumo

A nossa proposta é investigar a existência ou não de sintonia entre o conceito acadêmico de letramento científico e aquele previsto nos documentos do Programme for International Student Assessment (PISA) e nas normas educacionais. A despeito de toda complexidade e polissemia conceitual existente em torno do conceito de alfabetização/letramento científico, desenvolvemos uma análise teórico-comparativa desse conceito na forma como é concebido pelos especialistas, em comparação com o conceito de letramento científico previsto na base avaliativa do PISA 2015, considerando também a previsão normatizada pelas políticas públicas educacionais. Ao final, identificamos  menos  acordes  e, por variados motivos, mais dissonâncias, que podem servir como contributo para uma reflexão sobre a validade e  relevância  do PISA enquanto instrumento de avaliação, bem como sobre o tipo de aprendizagem a ser assegurada pelo nosso sistema educacional.

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Biografia do Autor

Andrea Mara Vieira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília- UnB.

Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Vieira, A. M. (2021). Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 478–510. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4410

Edição

Seção

Artigos