Processos de estudo e avaliação da aprendizagem no desenvolvimento da expertise

Autores

  • Gustavo Danicki Aureliano Rosa Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília-DF, Brasil
  • Afonso Celso Tanus Galvão Instituto Expert Brasil e Escola Lacaniana de Brasília, Brasília-DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4265

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Taxonomia, Resolução de Problemas, Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

Desenvolve-se uma análise de protocolos verbais de processos de estudo, tendo como inspiração a taxonomia de objetivos educacionais de Bloom et al. (1977), para a geração de subsídios para a avaliação educacional. Os protocolos foram gerados a partir da entrevista com seis indivíduos que realizaram o estudo com materiais de domínio e não domínio inferido. Os resultados da pesquisa sugerem que: i) informações importantes para o realinhamento das ações em uma situação de ensino e aprendizagem podem ser obtidas, tais como termos-chave que tenham significado para os indivíduos e que estejam inseridos em materiais de não domínio; e ii)  uma categorização como a proposta neste estudo para a tomada de decisão pode contribuir para o trabalho efetivo do estudante em situações adequadas ao seu nível de desenvolvimento rumo ao domínio completo de determinado material de estudo.

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Biografia do Autor

Gustavo Danicki Aureliano Rosa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília-DF, Brasil

Doutorando em Educação (Universidade Católica de Brasília), Mestre em Educação (Universidade Católica de Brasília), Especialista em Educação Continuada (Universidade de Brasília) e Graduado em Pedagogia (Universidade de Brasília).

Afonso Celso Tanus Galvão, Instituto Expert Brasil e Escola Lacaniana de Brasília, Brasília-DF, Brasil

Doutor em Psicologia Educacional (University of Reading, Inglaterra). Mestre em Educação (University of Reading, Inglaterra). Graduado em Música (Universidade de Brasília) e Psicologia (The Open University, Inglaterra). Atua como Professor no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Rosa, G. D. A., & Galvão, A. C. T. (2018). Processos de estudo e avaliação da aprendizagem no desenvolvimento da expertise. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 386–412. https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4265

Edição

Seção

Artigos