Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos

Autores

  • José Joaquim Ferreira Matias Alves Universidade Católica Portuguesa
  • Ilídia Cabral Universidade Católica Portuguesa (CEDH/FEP/UCP), Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3690

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Avaliação da Aprendizagem, Métodos de Avaliação, Violência Psicológica

Resumo

Este artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações   de   avaliação   particularmente   marcantes,   ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove  manifestam  práticas  avaliativas  emancipatórias.  Através de uma análise dos discursos, quantificamos e qualificamos os sentidos dos abusos – humilhação, violência, discriminação, deceção, arbitrariedade – e da emancipação minoritária, procurando explicar estas práticas à luz dos tempos histórico, social, organizacional e profissional. Conclui-se que essas práticas precisam de ser combatidas e  prevenidas,  requerendo-se  políticas  e  práticas  mais  rigorosas de acesso à profissão e o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.

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Biografia do Autor

José Joaquim Ferreira Matias Alves, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Ciências da Educação

Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano

Porto | Portugal

Ilídia Cabral, Universidade Católica Portuguesa (CEDH/FEP/UCP), Porto, Portugal

Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (CEDH/FEP/UCP), Porto, Portugal.

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Alves, J. J. F. M., & Cabral, I. (2015). Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 630–662. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3690

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