Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae266103115Palavras-chave:
Prova Brasil, Avaliação da educação, Nível socioeconômico, Equidade.Resumo
São analisados os determinantes de sucesso no aprendizado de um grupo seleto de escolas públicas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo, considerando os resultados da Prova Brasil 2011 e de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foca-se nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Com base nos dados da Prova Brasil, fez-se uma análise descritiva e inferencial da diferença entre os fatores escolares das 215 escolas identificadas pelo estudo “Excelência com equidade” (chamadas de escolas tratamento) e os das escolas com características semelhantes em 2007, mas que não apresentaram o mesmo desempenho no aprendizado de seus alunos em 2011 (denominadas escolas controle). Os resultados apontam que as escolas tratamento possuem diretores mais bem avaliados pelos professores e uma grande influência do município em seu desempenho.
Downloads
Referências
AIKENS, Nikki L.; BARBARIN, Oscar. Socioeconomic differences in reading trajectories: the contribution of family, neighborhood, and school contexts. Journal of Educational Psychology, Washington D.C., v. 100, n. 2, p. 235-251, 2008. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.100.2.235
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; SILVA, Francely Priscila Costa e. O nível socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais, maio 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados da Prova Brasil, 2007, 2009 e 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: abr. 2015.
FUNDAÇÃO LEMANN; ITAÚ BBA. Excelência com equidade: as lições de escolas que oferecem um ensino de qualidade aos alunos com baixo nível socioeconômico. São Paulo: Fundação Lemann, Itaú BBA, 2012.
HALLINGER, Philip.; MURPHY, Joseph. F. The social context of effective schools. American Journal of Education, Rackley Building, University Park PA, v. 94, n. 3, p. 328, May 1986. DOI: https://doi.org/10.1086/443853
KOLEN, Michael; BRENNAN, Robert. Test equating, scaling, and linking: methods and practices. 2. ed. New York: Springer, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4757-4310-4
MADEN, Margaret. Success against the odds: five years on revisiting effective schools in disadvantaged areas. New York: Routledge, 2004.
MUIJS, Daniel; HARRIS, Alma; CHAPMAN, Christopher; STOLL, Louise; RUSS, Jennifer. Improving schools in socioeconomically disadvantaged areas –
A review of research evidence. School Effectiveness and School Improvement, Rotterdam, v. 15, n. 2, p. 149-175, 2004. DOI: https://doi.org/10.1076/sesi.15.2.149.30433
MURNANE, Richard J.; WILLETT, John B. Methods matter: improving causal inference in educational and social science research. New York: Oxford University Press, 2010.
MURPHY, Joseph; HALLINGER, Philip; MESA, Richard. School effectiveness: checking progress and assumptions and developing a role for state and federal government. The Teachers College Record, New York, v. 86, n. 4, p. 615-641, 1985. DOI: https://doi.org/10.1177/016146818508600407
PERRY, Laura; MCCONNEY, Andrew. School socioeconomic composition and student outcomes in Australia: implications for educational policy. Australian Journal of Education, Camberwell, v. 54, n. 1, p. 72-85, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/000494411005400106
PERRY, Laura; MCCONNEY, Andrew. School socioeconomic status and student outcomes in reading and mathematics: a comparison of Australia and Canada. Australian Journal of Education, Camberwell, v. 57, n. 2, p. 124-140, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0004944113485836
REYNOLDS, David; CUTTANCE, Peter (Ed.). School effectiveness: research, policy and practice. New York: Routledge, 2010. Contexts of learning.
ROSENBAUM, Paul R.; RUBIN, Donald B. The central role of the propensity score in observational studies for causal effects. Biometrika, v. 70, n. 1, DOI: https://doi.org/10.1093/biomet/70.1.41
p. 41-55, 1983.
SAMEJIMA, Fumiko. Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika Monograph Supplement, v. 34, n. 4, pt. 2, p. 100, 1969. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03372160
SNIPES, Jason; DOOLITTLE, Fred; HERLIHY, Corinne. Foundations for success: case studies of how urban school systems improve student achievement. New York: MDRC for the Council of the Great City Schools, 2002. Disponível em: <http://eric.ed.gov/?id=ED468981>. Acesso em: 27 ago. 2014.
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Effects of schools and municipalities in the quality of basic education. Cadernos de Pesquisa,
São Paulo, v. 43, n. 149, p. 492-517, ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200007
SOARES, José Francisco; COLLARES, Ana Cristina Murta. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-650, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582006000300007
SOUTHWORTH, Stephanie. Examining the effects of school composition on North Carolina student achievement over time. Education Policy Analysis Archives, v. 18, n. 29, p.1-42, 2010. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v18n29.2010
WINSHIP, Christopher; MORGAN, Stephen L. The estimation of causal effects from observational data. Annual Review of Sociology, v. 25, p. 659-706, 1999. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.soc.25.1.659
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).