Comparando matrizes de Matemática do Saeb e do Naep

Autores

  • Wallace Nascimento Pinto Junior Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266103029

Palavras-chave:

Matemática, Sistema de avaliação da educação básica, National assessment of educational progress, Currículos

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar as semelhanças e diferenças  estruturais  das  matrizes  do  Sistema  de  Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do National Assessment of Educational Progress (Naep), e como específico comparar os descritores do tema “Espaço e Forma” testados no 9º ano do Saeb com os objetivos da área Geometria testados na 8ª série do Naep, para produzir informações sobre as tendências curriculares que subjazem as escolhas das habilidades aferidas nesses sistemas de avaliação e que poderiam direcionar a atualização das matrizes de Matemática do Saeb. Os resultados sugerem que ambas as matrizes se assemelham na divisão dos objetos de conhecimento por áreas de conteúdo afins e na abordagem de variadas operações cognitivas; por outro lado, são distintas as formas pelas quais os descritores são apresentados em cada matriz. Notam-se algumas semelhanças entre as habilidades que são aferidas em ambos os testes na análise dos descritores do tema “Espaço e Forma”.

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Biografia do Autor

Wallace Nascimento Pinto Junior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep)
wallace.pinto@inep.gov.br

Referências

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

Pinto Junior, W. N. (2015). Comparando matrizes de Matemática do Saeb e do Naep. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 30–47. https://doi.org/10.18222/eae266103029

Edição

Seção

Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional