Comparando matrizes de Matemática do Saeb e do Naep
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae266103029Palavras-chave:
Matemática, Sistema de avaliação da educação básica, National assessment of educational progress, CurrículosResumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar as semelhanças e diferenças estruturais das matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do National Assessment of Educational Progress (Naep), e como específico comparar os descritores do tema “Espaço e Forma” testados no 9º ano do Saeb com os objetivos da área Geometria testados na 8ª série do Naep, para produzir informações sobre as tendências curriculares que subjazem as escolhas das habilidades aferidas nesses sistemas de avaliação e que poderiam direcionar a atualização das matrizes de Matemática do Saeb. Os resultados sugerem que ambas as matrizes se assemelham na divisão dos objetos de conhecimento por áreas de conteúdo afins e na abordagem de variadas operações cognitivas; por outro lado, são distintas as formas pelas quais os descritores são apresentados em cada matriz. Notam-se algumas semelhanças entre as habilidades que são aferidas em ambos os testes na análise dos descritores do tema “Espaço e Forma”.
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