A composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental?

Autores

  • Flavia Pereira Xavier Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Maria Teresa Gonzaga Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266102933

Palavras-chave:

Efeitos das escolas, Desigualdades escolares, Níveis de proficiência, Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo analisa o efeito das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental para o aprendizado de seus alunos, considerando o contexto socioeconômico e a composição do alunado por gênero e raça. Os alunos foram distribuídos em três níveis de proficiência: insuficiente, básico e adequado. Os que estão no nível insuficiente são considerados   excluídos, uma vez que o seu direito à educação não é atendido. Utilizaram-se os dados de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil. Os principais resultados indicam que os efeitos das escolas para a retirada dos alunos da exclusão e para sua promoção ao nível adequado de aprendizagem estão associados às características de composição social dessas escolas em termos de raça e gênero, independentemente do nível socioeconômico médio da escola. Tal composição também afeta as chances individuais de os alunos serem retirados da exclusão e promovidos ao nível de adequação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Pereira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE/FaE/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE/FaE/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALBERNAZ, Ângela; FERREIRA, Francisco H. G.; FRANCO, Creso. Qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 453-476, 2005.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Creso. A Pesquisa em eficácia escolar no Brasil. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 482-500.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 671-703, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000300005

ANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do Saeb/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. 1, p. 33-42, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005

ANDRADE, Renato Júdice de; SOARES, José Francisco. O efeito da escola básica brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 379-406, 2008. DOI: https://doi.org/10.18222/eae194120082067

BARBOSA, Maria Eugênia Ferrão; FERNANDES, Cristiano. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4ª série. In: FRANCO, Creso (Ed.). Promoção, ciclos e avaliação educacional. Porto Alegre: ArtMed, 2001. p. 155-172.

BOURDIEU, Pierre. Classificação, desclassificação, reclassificação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Ed.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 145-183.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 2, p. 17-79, 2011.

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CARVALHO, Maria Pinto de. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p.185-193, jun. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100013

CARVALHO, Maria Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, Campinas, n. 22, p. 247-290, jun. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000100010

COLEMAN, James S. et al. Equality of educational opportunity. Washington D.C.: US Government Printing Office, 1966.

DAVIS, Kingsley; MOORE, Wilbert E. Alguns princípios da estratificação social. In: VELHO, Otávio et al. (Org.). Estrutura de classes e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 114-132.

FLETCHER, Philip. À procura do ensino eficaz: relatório de pesquisa. Rio de Janeiro, PNUD/MEC/Saeb, 1997.

HALLER, Archibald O.; SARAIVA, Helcio U. Ascription and status transmission in Brazil. In: SCOVILLE, James G. Status influences in the Third World labor market: caste, gender and custom. New York: Walter de Gruyter, 1991. p. 63-93.

LEE, Valerie E. Using multilevel methods to investigate research questions that involve nested data. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 24, p. 46-68, 2001. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02420012200

MORTIMORE, Peter; SAMMONS, Pamela; STOLL, Louise; LEWIS, David; ECOB, Russel. A importância da escola. In: BROOKE, Nigel; SOARES,

José Francisco (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

OSÓRIO, Rafael Guerreiro. O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE. Rio de Janeiro: Ipea, 2003. (Texto para discussão, n. 996).

PARSONS, Talcott. Equality and inequality in modern society, or social stratification revisited. Sociology Inquiry, v. 40, n. 2, p. 13-72, Apr. 1970. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-682X.1970.tb01002.x

PARSONS, Talcott. O sistema das sociedades modernas. São Paulo: Pioneira, 1974. RAUDENBUSH, Stephen W.; BRYK, Anthony S. Hierarchical linear models: applications and data analysis methods. 2. ed. Newbury Park, California: Sage, 2002.

RAUDENBUSH, Stephen. W.; WILLMS, Jon Douglas. The estimation of school effects. Journal of Educational and Behavioral Statistics, v. 20, n. 4, p. 307-335, 1995. DOI: https://doi.org/10.3102/10769986020004307

RAUDENBUSH, Stephen W. et al. HLM 7: Hierarchical linear and nonlinear modeling. Lincolnwood, IL: Scientific Software International, 2011.

RUMBERGER, Russell W.; PALARDY, Gregory J. Does segregation still matter? The impact of student composition on academic achievement in high school. Teachers College Record, v. 107, n. 9, p. 1999-2045, Sep. 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/016146810510700905

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Xavier, F. P., & Alves, M. T. G. (2015). A composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental?. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 216–242. https://doi.org/10.18222/eae266102933

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)