Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos

Autores

  • Paulo Henrique Leal Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Barretos, São Paulo, Brasil
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266102859

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Formação de professores, Formação profissional, Educação Física

Resumo

Neste artigo, abordam-se algumas ideias relativas à construção de indicadores educacionais referentes ao desenvolvimento profissional docente, à avaliação da composição da base de conhecimento para o ensino e para o exercício profissional da docência e sua utilidade para a definição de políticas públicas de formação de professores. Apresentam-se e discutem-se alguns dados obtidos numa investigação que teve como propósito geral caracterizar níveis de proficiência para o ensino de um professor de Educação Física experiente, considerando que a construção e o desenvolvimento da carreira docente apresentam estágios diversificados e envolvem diferentes processos de aprendizagem profissional. Os dados obtidos podem ser compreendidos como um conjunto de indicadores de desenvolvimento profissional da docência, já que se relacionam aos conhecimentos necessários para o ensino e para o exercício profissional da docência, tendo em vista o local de atuação e aspectos da trajetória profissional do professor investigado.

 

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Leal, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Barretos, São Paulo, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. Professor no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Barretos, São Paulo, Brasil

paulinho_bauru@hotmail.com

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
alinereali@ufscar.br

 

Referências

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

Leal, P. H., & Reali, A. M. de M. R. (2015). Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 82–122. https://doi.org/10.18222/eae266102859

Edição

Seção

Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional