Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae193920082467Palavras-chave:
avaliação institucional, educação superior, lato sensuResumo
Este artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).