Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MG

Autores/as

  • José Francisco Soares
  • Maria Inês Martins
  • Cibele Noronha Behrens Assunção

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae01719982262

Palabras clave:

Avaliação Institucional, TRI, UFMG, PUC-MG, Cursos, Avaliação da Aprendizagem, Estatística, Exame Nacional de Cursos

Resumen

Os autores comprovam, empiricamente, através desse artigo, que os alunos admitidos na PUC-MG, em 1995, têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos, aplicado pelo MEC, não podem ser usados para comparar instituições de ensino, como a divulgação dos resultados sugere.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Francisco Soares

Maria Inês Martins

Cibele Noronha Behrens Assunção

Publicado

1998-06-30

Cómo citar

Soares, J. F., Martins, M. I., & Assunção, C. N. B. (1998). Heterogeneidade Acadêmica dos Alunos admitidos na UFMG e PUC-MG. Estudos Em Avaliação Educacional, (17), 61–72. https://doi.org/10.18222/eae01719982262

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a