Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02620022188Palavras-chave:
Avaliação, Procedimento e Critérios, Avaliação e Políticas Públicas, Indicadores de QualidadeResumo
Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).