Os efeitos do projeto político-pedagógico na gestão escolar, segundo a concepção dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02820032173Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Gestão Educacional, Democratização do EnsinoResumo
O projeto político-pedagógico é um dos instrumentos adotados nos esforços que visam a construção de uma nova escola pública brasileira. O projeto político-pedagógico, porém, constitui-se em uma novidade, inserida em um sistema com estrutura, processos e cultura seculares. São indispensáveis, portanto, esforços para a verificação de seus resultados concretos, como meio para a avaliação da sua capacidade de concorrer para a operação de mudanças efetivas nesse sistema. Uma investigação acadêmica realizada em 2002 em Brasília buscou esse objetivo. O presente artigo enfoca pontos da avaliação feita pelos alunos sobre a ocorrência de mudanças em suas escolas, em período posterior à implantação de seus respectivos projetos político-pedagógicos. Sobressaiu-se a capacidade do aluno em ter uma participação ativa e crítica no universo escolar, indicativa da eficácia dos projetos político-pedagógicos para contribuir com a democratização e a melhoria do desempenho e das relações nas unidades investigadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).