Os efeitos do projeto político-pedagógico na gestão escolar, segundo a concepção dos alunos

Autores/as

  • Rinaldo Alves de Souza
  • Beatrice Laura Carnielli

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02820032173

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Gestão Educacional, Democratização do Ensino

Resumen

O projeto político-pedagógico é um dos instrumentos adotados nos esforços que visam a construção de uma nova escola pública brasileira. O projeto político-pedagógico, porém, constitui-se em uma novidade, inserida em um sistema com estrutura, processos e cultura seculares. São indispensáveis, portanto, esforços para a verificação de seus resultados concretos, como meio para a avaliação da sua capacidade de concorrer para a operação de mudanças efetivas nesse sistema. Uma investigação acadêmica realizada em 2002 em Brasília buscou esse objetivo. O presente artigo enfoca pontos da avaliação feita pelos alunos sobre a ocorrência de mudanças em suas escolas, em período posterior à implantação de seus respectivos projetos político-pedagógicos. Sobressaiu-se a capacidade do aluno em ter uma participação ativa e crítica no universo escolar, indicativa da eficácia dos projetos político-pedagógicos para contribuir com a democratização e a melhoria do desempenho e das relações nas unidades investigadas.

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Biografía del autor/a

Rinaldo Alves de Souza

Beatrice Laura Carnielli

Publicado

2003-12-30

Cómo citar

Souza, R. A. de, & Carnielli, B. L. (2003). Os efeitos do projeto político-pedagógico na gestão escolar, segundo a concepção dos alunos. Estudos Em Avaliação Educacional, (28), 125–144. https://doi.org/10.18222/eae02820032173

Número

Sección

Artículos