Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno

Authors

  • Tufi Machado Soares
  • Lucia Helena G. Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173420062121

Keywords:

Gestão Escolar, Perfis Dos Diretores, Análise Multivariada, Modelos Hierárquicos

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que procura avaliar a associação dos perfis dos diretores das escolas estaduais mineiras com os rendimentos dos alunos que participaram do Programa de Avaliação da Educação Básica do Sistema Mineiro de Avaliação Educacional - Proeb/Simave - 2002. A identificação dos perfis dos diretores, classificados a partir de três tendências na gestão escolar - a gerencial, a tradicional e a democrática -, realizada com a utilização de métodos baseados em estatísticas multivariadas, como análise fatorial e análise de agrupamentos, constituiu o objetivo principal de um estudo anterior, a partir do qual foi possível aprofundar as reflexões aqui desenvolvidas, buscando associar aqueles resultados com os dados relativos à proficiência dos alunos obtidos através do Proeb. Utilizando técnicas de regressão hierárquica, os resultados sugerem uma associação do diretor, caracterizado como plenamente democrático, com uma maior proficiência em Língua Portuguesa do aluno da escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tufi Machado Soares

Lucia Helena G. Teixeira

Published

2006-08-30

How to Cite

Soares, T. M., & Teixeira, L. H. G. (2006). Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(34), 155–186. https://doi.org/10.18222/eae173420062121

Issue

Section

Articles