Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072105Palavras-chave:
Avaliação, Graduando, Mercado, Atuação, Regulamentação, BiólogosResumo
A avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).