Desenvolvimento do letramento em avaliação de professoras de língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11443

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de Línguas, Formação continuada

Resumo

A avaliação é essencial na educação, mas aspectos sociais, políticos e éticos são frequentemente negligenciados na formação docente, resultando em baixos níveis de letramento em avaliação. Este artigo apresenta os conhecimentos, as habilidades e os princípios relevantes para o desenvolvimento do letramento em avaliação de línguas entre professoras de espanhol em um curso de formação continuada. Uma pesquisa de natureza qualitativo-interpretativista permitiu a geração de dados por meio do uso de diários reflexivos. Os resultados indicam que o curso ajudou as professoras a definirem objetivos e critérios avaliativos, ressaltando a importância de certos conhecimentos, habilidades e princípios para aprimorar a qualidade da educação e promover práticas avaliativas mais eficazes e justas.

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Biografia do Autor

Emily de Carvalho Pinto, Centro Pedagógico, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Licenciada em Letras (Português e Espanhol), além de ser mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora de espanhol no Centro Pedagógico da UFMG, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

Sandra Regina Buttros Gattolin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Licenciada em Letras (Português e Inglês), além de ser mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutorado em Estudos Linguísticos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente é professora sênior do Departamento de Letras da UFSCar, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

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Publicado

15-10-2025

Como Citar

Carvalho Pinto, E. de, & Gattolin, S. R. B. (2025). Desenvolvimento do letramento em avaliação de professoras de língua espanhola. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11443. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11443

Edição

Seção

Práticas de Avaliação de Línguas Adicionais