10% do PIB para financiar o PNE 2024-2034: O futuro da educação no Brasil

Autores

  • Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3593-9582
  • Lúcia Maria de Assis Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0102-3314

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10580

Palavras-chave:

Financiamento, Educação, Plano Nacional de Educação, Produto Interno Bruto

Resumo

Este artigo tem como objetivos avaliar o cumprimento da meta relativa ao financiamento do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e examinar que volume de recursos deveria ser estabelecido em um novo plano para o período 2024-2034. Para isso, utilizaram-se análises qualitativas, além de informações contidas em bases de dados nacionais e internacionais. Se fossem aplicados no Brasil valores equivalentes aos investidos, em 2019, pelos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o país precisaria aplicar recursos equivalentes a 14% do produto interno bruto (PIB). Por isso, consideramos que é necessário propor, no novo plano decenal, recursos equivalentes a 10% do PIB, no mínimo, para o Brasil alcançar uma educação de maior qualidade no futuro.

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Biografia do Autor

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil

Doutor em Educação pela Unimep e estágio pós-doutoral na USP. Professor Emérito da UFG (2023). Foi Pró-Reitor de Administração e Finanças e Vice-Reitor da UFG, membro da Comissão Especial de Avaliação (CEA) que elaborou a proposta original do Sinaes e Coordenador Adjunto da Área de Educação da Capes no quadriênio 2013-2016. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) nos biênios 2022-2025.

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil

Doutora em Educação pela UFG e estágio pós-doutoral pela USP. Foi coordenadora do PPGE em Educação da UFG (2018-2020) e Diretora do Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc) da UFG. Foi diretora da Associação Nacional e Política e Administração da Educação (Anpae), seção Goiás (2011-2014) e editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) no quadriênio 2015-2019.

Joicy Mara Rezende Rolindo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil

Doutoranda em Educação pela UFG, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente da Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) e da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Amaral, N. C., Assis, L. M. de, & Rolindo, J. M. R. (2024). 10% do PIB para financiar o PNE 2024-2034: O futuro da educação no Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10580. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10580

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024