Intervenção precoce e educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531412071

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Prevenção, Educação Inclusiva, Primeira Infância

Resumo

A intervenção precoce é um conjunto de ações multidisciplinares destinadas a crianças de 0 a 6 anos que apresentam sinais ou riscos de deficiências diversas. A previsão pressupõe uma visão a priori do futuro da criança. A prevenção visa, no quadro de políticas inclusivas, à ancoragem em ambientes ordinários de vida, respeitando a singularidade do desenvolvimento de cada criança, e à promoção de condições de acolhimento e educação favoráveis para todas as crianças, sejam elas quais forem. A perspectiva da educação inclusiva envolve a adaptação das instituições educativas comuns à diversidade das crianças e a superação das barreiras às aprendizagens. Uma pesquisa europeia sobre educação inclusiva desde a primeira infância demonstra as condições favoráveis às práticas inclusivas em educação.

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Biografia do Autor

Éric Plaisance, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutor em Letras e Ciências Humanas (Sorbonne, 1984). Professor emérito da Universidade Paris-Cité. Membro do Centro de Pesquisa em Laços Sociais (Cerlis). Professor visitante da Universidade de São Paulo (USP, 2006) e da Unirio (2020-2022). Professor colaborador da Unirio e membro do Grupo Interdisciplinar Educação Inclusiva (Giei).

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

Plaisance, Éric. (2025). Intervenção precoce e educação inclusiva. Cadernos De Pesquisa, 55, e12071. https://doi.org/10.1590/1980531412071

Edição

Seção

Artigos