Relações entre conhecimento escolar e liberdade

Autores

  • Newton Duarte Faculdade de Ciências e Letras – FCL – da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Araraquara, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Conhecimentos, Liberdade, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação.

Resumo

A proposta deste artigo é discutir algumas relações entre a liberdade e o conhecimento escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que se fundamenta nas concepções marxistas de história, sociedade, ser humano e conhecimento. A liberdade inexiste na natureza, tendo surgido pela atividade especificamente humana, ou seja, o trabalho. A história social tem produzido o incremento das possibilidades de ação livre e, concomitantemente, os obstáculos à concretização dessas possibilidades. A educação escolar reflete, em seus conteúdos e suas formas, esse caráter contraditório da luta humana pela liberdade.

 

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Biografia do Autor

Newton Duarte, Faculdade de Ciências e Letras – FCL – da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Araraquara, São Paulo, Brasil

Professor da Faculdade de Ciências e Letras – FCL – da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Araraquara, São Paulo, Brasil

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Duarte, N. (2016). Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 78–102. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3508

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas