Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411288

Palavras-chave:

Discriminação, Contexto Escolar, Revisão de Literatura

Resumo

Este estudo qualitativo analisa a discriminação em contextos escolares, por meio de uma revisão da produção científica de 2010 a 2023. Foram examinadas 59 obras acadêmicas presentes nos repositórios da SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos trabalhos evidenciou quatro categorias principais de pesquisa e um foco significativo na discriminação contra grupos identitários específicos. O estudo sugere a abordagem interdisciplinar, que integre diferentes áreas do conhecimento, para a compreensão das complexidades e especificidades que envolvem o fenômeno no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Willer Moravia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutorando em Ciências Humanas (Educação) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na linha de Educação, Desigualdades e Políticas Públicas. Advogado, bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José (RJ). Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio). Atua em pesquisas e projetos sobre direito educacional, políticas públicas educacionais, políticas antidiscriminatórias, diversidade e inclusão.

Naira Muylaert, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e vice-líder do LAEd/PUC-Rio. É mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, tendo realizado estágio sanduíche na L'Universté de Génève. Tem graduação em Pedagogia pela Unirio.  É membro da Reippe, da ANPEd e da Anpae e realiza pesquisa na área educacional sobre os seguintes temas: políticas públicas em educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

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Publicado

07-02-2025

Como Citar

Moravia, W., & Muylaert, N. (2025). Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas. Cadernos De Pesquisa, 55, e11288. https://doi.org/10.1590/1980531411288

Edição

Seção

Artigos