Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411288Palavras-chave:
Discriminação, Contexto Escolar, Revisão de LiteraturaResumo
Este estudo qualitativo analisa a discriminação em contextos escolares, por meio de uma revisão da produção científica de 2010 a 2023. Foram examinadas 59 obras acadêmicas presentes nos repositórios da SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos trabalhos evidenciou quatro categorias principais de pesquisa e um foco significativo na discriminação contra grupos identitários específicos. O estudo sugere a abordagem interdisciplinar, que integre diferentes áreas do conhecimento, para a compreensão das complexidades e especificidades que envolvem o fenômeno no contexto escolar.
Downloads
Referências
Almeida, A. de. (2015). Educação profissional e relações de gênero: Razões de escolha e a discriminação [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10466
Almeida, S. L. E. de. (2023). O bullying entre estudantes adolescentes e sua relação com a corporeidade e respeito: Um estudo à luz da epistemologia genética [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Programa de Pós-Graduação em Educação UEL. https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/dissertacoes/category/25-2023
Almeida Castro, A. S. (2021). Nuances da diversidade na escola: Problematizando bullying e preconceito. A Cor das Letras, 22(esp), 186-200. https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp..7478
Alves, M. R. (2016). Desigualdades educacionais: Discriminação, estigma e retraimento no contexto do ambiente escolar e das novas desigualdades contemporâneas [Tese de doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_3f698b085ea27fb9467a0777db228023
Ames, M. A. C. (2018). Violências e indisciplinas/incivilidades escolares: Um estudo em escolas de Porto Alegre/RS, Santa Rosa/RS e Chapecó/SC [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume Repositório Digital UFRGS. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/206372/001113007.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Amoras, L. M. (2019). Do terreiro à escola: Diversidade religiosa e discriminação na Ilha de Mosqueiro em Belém-PA [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Pará]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7641368
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo (Ed. rev. e ampl.). Edições 70.
Bastos, F. (2020). “Somos pessoas como as outras”: Preconceito contra a diversidade sexual e de gênero e variações no clima escolar [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Maxwell. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035&idi=1
Ben-Ayed, C. (2023). Pesquisa sobre discriminação escolar na França. Educação On-line, 18(44), Artigo e18234409. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1561
Bittencourt, C. A. de C. (2019). Reflexões sobre a face obscura do preconceito e violência na escola. Devir Educação, 3(1), 127-139. https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.123
Campos, L. S. (2021). Gênero na formação docente da UFRRJ e na educação física escolar do ensino médio: Um debate sobre discriminações [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro]. Rima – Repositório Institucional de Múltiplos Acervos da UFRRJ. https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13140
Carreira, J. L. C. (2019). Violência escolar, normas de gênero e heteronormatividade [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo]. Repositório Unifesp. https://repositorio.unifesp.br/items/d8787d75-a7d0-41d4-a366-c8abc30e41bc
Cecchetti, E. (2022). Pode o ensino religioso contribuir ao enfrentamento da discriminação, intolerância e racismo na escola? Revista Eletrônica de Educação, 16, Artigo e5620032. https://doi.org/10.14244/198271995620
Cerqueira, F. dos S. (2010). Juventude, violência simbólica e corpo: Desvelando relações de poder no cotidiano escolar [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo]. Repositório UFES. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2257
Cézar, N., Passos, L. A., & Castilho, S. D. de. (2017). Bullying nas escolas: Preconceito, estigmas e desafios da educação dos sentimentos e para a paz. Revista e-Curriculum, 15(3), 787-820. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p787-820
Cordeiro, A. F. M., & Buendgens, J. F. (2012). Preconceitos na escola: Sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio. Psicologia Escolar e Educacional, 16(1), 45-54. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100005
Corrêa, S. P., Jr. (2012). “Homossexualidades em curso”: Representações de profissionais da educação acerca das homofobias no contexto escolar [Dissertação de mestrado, Fundação Oswaldo Cruz]. Arca – Repositório Institucional da Fiocruz. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23774
Costa, E. G. dos S. (2018). Relações étnico-raciais e rendimento escolar: A criança negra na alfabetização [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso]. Repositório UFMT. http://ri.ufmt.br/handle/1/1501
Costa, K. D. da, Pontes, R. C., & Alexandre, I. J. (2012). Discriminação racial: O eu, o outro e a escola. Revista Eventos Pedagógicos, 3(2), 406-413. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9257
Crochík, J. L., & Giordano, R. (2015). Teoria crítica, formação, indivíduo e preconceito: Um olhar sobre as escolas da região Norte (PA/BR). Inter-Ação, 40(3), 607-642. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931
Diehl, F. (2015). Três teorias sociológicas para a compreensão da discriminação contra minorias sociais na interação cotidiana. Revista Contraponto, 1(3), 124-148. https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/59939
Filizola, G. J. (2019). As crianças de candomblé e a escola: Pensando sobre o racismo religioso [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8266
Freitas, C. J. de. (2019). “Tia, não aguento mais sofrer tanta humilhação”: Narrativas tensionadoras de gênero nos anos iniciais [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações UERJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19496
Guimarães, A. C. (2010). Vivências de discriminação racial na escola pública de um grupo de jovens negros [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-08112013-153732/
Lamego, C. R. S., & Santos, M. C. F. dos. (2018). Multiculturalismo e educação intercultural: Narrativas de professores sobre preconceito e abordagens culturais na escola. Dialogia, (29), 111-121. https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8810
Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. (1989). Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lima, S. L. X. (2021). Bullying a partir da perspectiva dos alunos: Um estudo sobre a violência [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo]. Repositório Unifesp. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62022
Matos, V. J. A. (2020). Quando a escola “machuca”: Uma análise sobre a relação entre preconceito, bullying e autoestima [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Sergipe.
Mazzon, J. A. (Coord.). (2009). Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual (Relatório analítico final). Fipe-USP; Inep.
Mendes, M. F., & Straub, I. (2014). A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: Violência simbólica e exclusão social. Eventos Pedagógicos, 5(2), 261-270. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9526
Menezes, W. (2003). O preconceito racial e suas repercussões na instituição escola. Cadernos de Estudos Sociais, 19(1), 95-106. https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1311
Miranda, L. de L. (2021). Educação inclusiva e violência escolar: Experiências de uma escola municipal de Petrópolis/RJ [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense]. Repositório Institucional UFF. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23516
Moreira, A. J. (2017). O que é discriminação? Letramento; Justificando.
Moreira, A. J. (2020). Tratado de direito antidiscriminatório. Contracorrente.
Munhoz, D. (2011). Preconceito e discriminação na escola: Algumas considerações. Dialogia, 9(1), 117-125. https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2608
Nascimento, I. M. R. do. (2011). Preconceito, discriminação: Mito ou realidade no contexto educacional [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4864
Oliveira, R. de S. da C. e. (2014). Intolerância religiosa na escola: Uma reflexão sobre estratégias de resistência à discriminação religiosa a partir de relatos de memórias de adeptos da Umbanda [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Maxwell. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24167@1
Oliveira, V. S. M. (2016). Relações raciais e discriminação na escola: Uma prática educativa emancipatória em construção? [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Piauí]. Repositório Institucional da UFPI. http://repositorio.ufpi.br:8080/xmlui/handle/123456789/511
Pager, D. (2006). Medir a discriminação (T. Guarinello, & H. Costa, Trads.). Tempo Social, 18(2), 65-88. https://doi.org/10.1590/S0103-20702006000200004
Paula, L. D. de, & Branco, A. U. (2022). Desconstrução de preconceitos na escola: O papel das práticas dialógicas. Estudos de Psicologia, 39, Artigo e200216. https://doi.org/10.1590/1982-0275202039e200216
Pautz, S. (2015). Linguagem e preconceito: Discutindo o bullying nas ambiências escolares da cidade de Panambi/RS [Dissertação de mestrado, Universidade de Cruz Alta]. Observatório da Educação. https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/bd0a14c0-2468-43d2-9c2f-3a59653422ed/
Pedersen, M. (2020). Heteronormatividade e homofobia na escola: Intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. http://hdl.handle.net/11449/202208
Pereira, C. R., & Souza, L. E. C. de. (2016). Fatores legitimadores da discriminação: Uma revisão teórica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2), Artigo e322222. http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322222
Périco, L. (2021). Educação e sexualidade: A discriminação do público trans no contexto escolar [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. http://hdl.handle.net/11449/204122
Poço, C. de A. (2018). Experiência escolar Kariri-Xocó: Discriminação e preconceito [Dissertação de mestrado, Universidade Nove de Julho]. Biblioteca de Teses e Dissertações Uninove. http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1761
Quintana, E. (2018). Preconceito étnico e religioso na escola: (Des)humanização e barbárie. RevistAleph, (31), 119-135. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39275
Reis, M. C. L. (2016). A atuação dos professores de educação infantil em relação ao gênero: Sexualidade infantil, discriminação social e relações de poder [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19211
Ribeiro, K. R. (2012). Bullying envolvendo adolescentes grávidas e impactos sobre a vida escolar [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Rocha, L. T. L. (2012). Norma de gênero e instituição escolar: Um estudo psicossocial sobre as estratégias de enfrentamento à homofobia nas escolas das redes públicas de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACHFH8
Rocha, M. P. F. (2016). Discriminação e intolerância religiosa: Desafios ao ensino religioso [Dissertação de mestrado]. Universidade Unigranrio Afya.
Santos, A. O. dos. (2019). Educação feminista e antirracista: Narrativas de estudantes negras em Mirangaba-BA [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia]. Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB. https://saberaberto.uneb.br/server/api/core/bitstreams/c8ee0a97-c8af-4a5e-8561-cb52814809fc/content
Santos, F. M. S. dos, & Maia, A. C. B. (2016). Diásporas e aproximações entre educação sexual nas séries iniciais e enfrentamento ao preconceito: Discussões sobre a lei municipal “escola sem homofobia” de Maringá. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(3), 1281-1293. https://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7153
Santos, R. A. P. dos. (2011). “Isso é o que não mudou ainda”: Diversidade sexual, homofobia e cotidiano escolar [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Maxwell. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18281
Santos, R. da S., & Dias, A. F. (2020). Representações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a discriminação racial na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 2(3), Artigo e233696. https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3696
Santos, R. dos A. O. (2017). O preconceito racial em crianças na cidade de Alagoinhas, Bahia [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7513
Scriptori, C. C., & Borges, J. F., Junior. (2010). Discriminação e preconceito como fatores de violência e atitudes docentes como fator de promoção de resiliência na escola. Educação UFSM, 35(3), 431-448. https://doi.org/10.5902/198464442353
Silva, A. R. P. da, Neves, A. L. M. das, & Mascarenhas, S. A. do N. (2019). Relações de gênero e diversidade sexual na escola: A docência na minimização de preconceitos em tempos de “ideologia de gênero”. Educação, Ciência e Cultura, 24(3), 33-48. https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5507
Silva, D. C. S. (2022). O adolescer de meninas negras: Percepções e experiências sobre as violências e discriminação de raça e gênero no espaço escolar [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia]. Saber Aberto – Repositório Institucional da Uneb. https://saberaberto.uneb.br/server/api/core/bitstreams/80674a2d-8a31-4b2d-8f10-c2dd31849ea4/content
Silva, F. A. F. da. (2019). Consensos e dissensos sobre diversidade sexual e LGBTfobia na escola: Quem fala, quem sofre, quem nega [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco].Attena – Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36147
Silva, G. da. (2015). Gênero e sexualidade no ambiente escolar: Concepções das diretoras frente a preconceitos e discriminações com estudantes LGBTT [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Santa Catarina.
Silva, R. A. (2017). Ensino, tecnologia e preconceito: Diário de campo em uma escola destinada ao público LGBTTT no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(esp. 2), 1217-1233. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10291
Silva, R. D. (2019). Vozes de estudantes do ensino médio sobre a LGBTfobia em uma escola estadual em Campo Grande, MS [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Smith-Castro, V. (2006). La psicología social de las relaciones intergrupales: Modelos e hipótesis. Actualidades en Psicología, 20(107), 45-71. https://doi.org/10.15517/ap.v20i107.37
Sonetti, S. L. (2020). Ninguém quer uma pessoa trans por perto: Escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/13371/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Souza, J. A. de. (2019). Bullying, racismo e identidade no contexto escolar dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMT [Dissertação de mestrado, Universidade de Cuiabá]. Instituto Federal Mato Grosso. https://ppgen.cba.ifmt.edu.br/media/filer_public/c0/55/c0553894-a6cf-4355-b612-7f60a0c50a3d/dissertacao_jair_-_versao_final.pdf
Souza, T. C. de. (2020). Violência escolar: Desafios à formação docente e à educação inclusiva na contemporaneidade [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense]. Repositório Institucional da UFF. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21620
Tannuri, J. G. de C. G. (2017). O que dizem famílias homoparentais sobre as relações estabelecidas com a escola de seus filhos: Tensões entre aceitação e discriminação [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional da Unesp. http://hdl.handle.net/11449/152150
Tavares da Silva, A. T., & Bittencourt, C. A. de C. (2019). Os traços fascistas por trás do preconceito, violência e bullying na escola. Devir Educação, 3(1), 116-126. https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.122
Zucchi, E. M., Barros C. R. dos S., Paiva, V. S. F., & França, I., Junior. (2010). Estigma e discriminação vividos na escola por crianças e jovens órfãos por Aids. Educação e Pesquisa, 36(3), 719-734. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).