Algoritmos de avaliação: modelagem e aplicação no estudo da evasão discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7038

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Evasão Escolar, Algoritmo de Avaliação, Qualidade da Educação.

Resumo

O presente artigo objetiva aplicar o conceito de algoritmo de avaliação no estudo da evasão, retenção e formados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, entre 2009.1 e 2015.1, identificando, na perspectiva dos gestores, os fatores que influenciam esses fenômenos e, consequentemente, o desempenho dessa instituição de ensino. Trata-se de um estudo avaliativo apresentado com base em estratégia metodológica quanti--qualitativa e tem como categorias teóricas o planejamento estratégico, a autoavaliação e a qualidade educacional. Para tanto, realizou-se triangulação dos dados da análise documental com os sinais trazidos da entrevista semiestruturada. Os principais resultados da aplicação do algoritmo e geração de um Indicador de Qualidade do Curso (IQC) apontaram que os cursos analisados não se mostraram muito eficientes, dado que mais da metade obteve o menor conceito (E) e nenhum dos cursos em análise alcançou conceito A ou B de eficiência.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Programa de Pós-graduação em Educação

Nucleo de Avaliação Educacional

José Leudo Maia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutor em Educação Brasileira (UFC). Professor associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Cléa Gomes de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Sobral-CE, Brasil

Doutoranda em Educação Brasileira na Linha da Avaliação Educacional na Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Sobral, Ceará, Brasil

Mariana Cristina Alves de Abreu, Universidade Federal do Ceará (UFC); Prefeitura Municipal de Fortaleza, Fortaleza-CE, Brasil

Mestranda em Educação Brasileira, na Linha de Avaliação Educacional, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil

Ana Paula de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Mestranda em Educação Brasileira, na Linha de Avaliação Educacional, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Suzana de Andrade Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Mestranda em Educação Brasileira, na Linha de Avaliação Educacional, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Lima, M. A. M., Maia, J. L., Sousa, A. C. G. de, Abreu, M. C. A. de, Lima, A. P. de S., & Oliveira, S. de A. G. de. (2020). Algoritmos de avaliação: modelagem e aplicação no estudo da evasão discente. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 318–340. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7038

Edição

Seção

Artigos