Contribuições da Theory-Driven Evaluation para avaliação do Pibid

Autores

  • Fernanda Litvin Villas Bôas Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil
  • Leila Chalub Martins Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil
  • Joaquim José Soares Neto Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5852

Palavras-chave:

Avaliação de Programas, Formação Inicial de Professores, Theory-Driven Evaluation, Pibid

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de formulação e implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a partir do arcabouço teórico-metodológico da Theory-Driven Evaluation (TDE). O Pibid tem como propósito qualificar a formação inicial de professores a partir da inserção do licenciando no cotidiano das escolas da rede pública. Para a construção do modelo de ação e de mudança sugeridos por essa abordagem, foi utilizada metodologia qualitativa e os dados foram discutidos com base na análise de conteúdo. O seu modelo de ação evidencia a articulação entre as instituições parceiras e os atores, mobilizados por instrumentos de incentivo e valorização, que resulta em um modelo de mudança eficaz. Verificou-se que o Pibid atua sobre os determinantes corretos, resultando em mudanças significativas no processo de formação inicial de professores. A análise do modelo mostra que o Pibid interfere positivamente no processo de formação inicial docente.

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Biografia do Autor

Fernanda Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (PPGDSCI/CEAM/UnB).

Leila Chalub Martins, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

Professora associada da Universidade Brasília

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

Joaquim José Soares Neto, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

Professor titular do Instituto de Física/UnB
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

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Publicado

31-05-2019

Como Citar

Villas Bôas, F. L., Chalub Martins, L., & Soares Neto, J. J. (2019). Contribuições da Theory-Driven Evaluation para avaliação do Pibid. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 70–102. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5852

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