Distorção idade-série de estudantes paulistas com e sem necessidades educacionais especiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5757

Palavras-chave:

Educação Especial, Defasagem Idade-Série, Estatística da Educação Especial, Censo Escolar

Resumo

O estudo visou a analisar a distorção idade-série de estudantes paulistas da educação básica, comparando-se aqueles designados como público-alvo da educação especial (PAEE) em relação aos demais. Os dados foram extraídos do Censo Escolar, com amostra segmentada de estudantes de 48 cidades paulistas, no período histórico de 2008 a 2014, considerando-se o ano de nascimento e a série do estudante. Os resultados evidenciaram, em relação ao PAEE, entrada tardia na educação infantil, proporção muito mais elevada de distorção idade-série concentrada já nos anos iniciais do ensino fundamental, e falta de evolução nesses indicadores ao longo da série histórica dos sete primeiros anos de vigência da política de inclusão escolar. Conclui-se que é preciso avançar para que, mais do que uma carteira em uma classe comum, o país assegure de fato o direito à educação para o público-alvo de educação especial e torne suas escolas mais inclusivas.

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Biografia do Autor

Vivian Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCar (mar. 2017- atual) e bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES de doutorado (mar. 2017 - dez. 2017). Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCar (2017), com bolsa CNPq (mar. 2015 - fev. 2017). Graduada em Licenciatura em Educação Especial - UFSCar (2014), durante a qual foi bolsista CAPES de Iniciação Cientifica pelo Observatório Nacional de Educação Especial (jan. 2013/ dez. 2014), bolsista de Iniciação à Docência PIBID/CAPES (jun. 2011 - dez 2012) e bolsista de extensão pelo Núcleo de Acessibilidade da UFSCar (mar. 2011- mai. 2011). Desenvolve estudos na área de educação especial, principalmente, sobre indicadores educacionais e politicas educacionais.

Eniceia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI e VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Santos, V., & Mendes, E. G. (2019). Distorção idade-série de estudantes paulistas com e sem necessidades educacionais especiais. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 486–507. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5757

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Artigos