Avaliação de programas governamentais: Ciência sem Fronteiras em foco

Autores

  • André Luiz Mendes Athayde Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Montes Claros-MG, Brasil
  • Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5724

Palavras-chave:

Avaliação de Programas, Políticas Públicas, Programa Governamental, Ciência Sem Fronteiras

Resumo

Este artigo trata da avaliação de um expressivo programa do governo federal: Ciência sem Fronteiras. A avaliação de políticas e programas públicos tem sido apontada pela literatura como capaz de subsidiar a formulação de intervenções governamentais e o controle de sua execução. Essa experiência recente de internacionalização do ensino superior no Brasil, manifestada pelo referido programa, apesar de apresentar benefícios potenciais, também aponta deficiências que precisam ser solucionadas. Os resultados deste estudo, que não podem, obviamente, ser generalizados para todas as bolsas já distribuídas no Brasil, mostraram processos bem-sucedidos do Programa Ciência sem Fronteiras, assim como algumas falhas pontuais. Mesmo apresentando limitantes típicos de estudos de abordagem qualitativa, como o reduzido grau de reprodutibilidade, a presente pesquisa estimula a reflexão com respeito aos programas públicos de internacionalização do ensino superior no Brasil e o aprofundamento do tema.

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Biografia do Autor

André Luiz Mendes Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Montes Claros-MG, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil

Doutora em Administração Estratégica– University of Durham, Inglaterra. Pós Doutorado em Internacionalização de empresas – Teesside University - Inglaterra. Professora do Magistério Superior –Professora Titular – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

31-05-2019

Como Citar

Athayde, A. L. M., & Barbosa, T. R. da C. G. (2019). Avaliação de programas governamentais: Ciência sem Fronteiras em foco. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 224–252. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5724

Edição

Seção

Artigos