Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4564Palavras-chave:
Avaliação da Pós-Graduação, Internacionalização, Língua Estrangeira, Rankings Acadêmicos.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a avaliação da pós-graduação e a internacionalização do ensino superior brasileiro. Para tanto, revisam-se os critérios de avaliação dos rankings e o papel das línguas estrangeiras em tais processos. O estudo é de cunho bibliográfico documental e discute as tensões/implicações existentes por trás dessas questões que envolvem o ensino superior. De maneira geral, conclui-se que os critérios de avaliação do ensino superior incluídos nos rankings internacionais não são capazes de capturar a realidade no Brasil e, por isso, não beneficiam a avaliação de nossas instituições. Em relação ao papel das línguas estrangeiras no processo de avaliação e internacionalização do ensino superior como um todo, o estudo mostra que o inglês tem um papel-chave e determinante no resultado dessa avaliação.
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