Curva de crescimento em Matemática via Teoria da Resposta ao Item

Autores

  • Heliton Ribeiro Tavares Faculdade de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística da Universidade Federal do Pará (UFPA); Fundação Vunesp, São Paulo, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1725-3664
  • Adriana Moraes de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,Pará, Brasil. Fundação Vunesp, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Walter Lana Leite College of Education da University of Florida, Gainesville, Florida, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3790

Palavras-chave:

Teoria da Resposta ao Item, Curvas de Crescimento, Matemática, Avaliação da Educação

Resumo

Neste trabalho são propostos modelos para acompanhar a evolução do desempenho educacional médio em Matemática de um grupo de indivíduos avaliados ao longo do tempo no contexto da Teoria da Resposta ao Item, possibilitando a estimação de habilidades médias em períodos não avaliados. Foram avaliadas as curvas de crescimento linear, quadrática, logística e Gompertz. A característica longitudinal induz  uma  dependência  entre  as  habilidades  nos  vários  tempos de avaliação, sendo propostas algumas estruturas de covariância para modelar essa dependência. Os parâmetros dos itens foram considerados conhecidos de uma calibração prévia. Realizou-se uma aplicação em dados provenientes do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola/MEC). Verificou-se que a curva de crescimento logística,  associada  à  estrutura  de  correlação  AR(1),  ajustou-se melhor aos dados, com uma altíssima correlação entre as habilidades estimadas, e que o maior ganho em habilidade ocorre até o final do 6º ano escolar.

 

 

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Biografia do Autor

Heliton Ribeiro Tavares, Faculdade de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística da Universidade Federal do Pará (UFPA); Fundação Vunesp, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professor Associado da Faculdade de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Pesquisador Associado da Fundação Vunesp, São Paulo, São Paulo, Brasil

Adriana Moraes de Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,Pará, Brasil. Fundação Vunesp, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Analista quantitativo da Fundação Vunesp.

Walter Lana Leite, College of Education da University of Florida, Gainesville, Florida, Estados Unidos

Professor Associado do College of Education da University of Florida, Gainesville, Florida, Estados Unidos

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Tavares, H. R., Carvalho, A. M. de, & Leite, W. L. (2016). Curva de crescimento em Matemática via Teoria da Resposta ao Item. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 242–266. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3790

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