Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Imigração, Refugiados, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as percepções de docentes a respeito de crianças em situação de imigração ou de refúgio na escola pública, baseada na perspectiva crítica de educação intercultural e na concepção histórico-cultural. Foram realizadas entrevistas entre 2018 e 2019 com dez professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, com mais de doze anos de experiência na educação básica e que tiveram, em suas turmas, crianças congolesas ou angolanas. Identificamos que a presença de crianças em situação de imigração, que inicialmente se poderia constituir em um elemento dificultador para o processo de ensino-aprendizagem, tem sido um motor para novas reflexões sobre diferenças, desigualdades, preconceitos e discriminação no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Kelly Russo é Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Mestre em Ciências Sociais e Educação (FLACSO-AR), Pós-Doutorado em Antropologia Social (PPGAS-Museu Nacional) e em Educação e Interculturalidade (Centro de Estudos sobre Etnicidade e Educação da Universidade de Montreal). É professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Na FEBF, integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, onde orienta pesquisas de Mestrado em Educação, e coordena o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação - NEPIIE. Tem experiência com projetos educacionais no contexto escolar e não escolar e desde 2011, é pesquisadora associada do LACED ? Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional, UFRJ). Possui projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à educação intercultural critica, educação escolar e povos indígenas; ações afirmativas e a inserção de jovens indígenas na educação superior, direitos humanos e a educação brasileira.

Leila Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora da área da Infância, com projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à área de infância, interculturalidade e linguagem na formaçao de professores, especialmente com populaçao de refúgio/imigraçao.

Corina Borri-Anadon, Universidade do Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Quebec, Canadá

Professora e pesquisadora de temas relacionados à diversidade etnicoracial na formação docente, processos de inclusão/exclusão na educação especial e práticas escolares de profissionais da saúde

Referências

APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currículo, cultura e sociedade. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 59-91.

ALVES, José Cláudio Souza. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na baixada fluminense. Rio de Janeiro: Sepe/APPH-Clio, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Censo escolar da Educação Básica 2016: Notas Estatísticas. Brasília, DF: Ministério da Educação. Inep, 2017a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_ estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf Acesso em: 13 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Coordenação Geral do Comitê Nacional para os Refugiados. Refúgio em números e publicações. 3. ed. Brasília: MJSP/Conare, 2017b. Disponível em: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/refugio/refugio-em-numeros. Acesso em: 13 jun. 2019.

CAMAZ, Fernando Ribeiro. Duque de Caxias-Rio de Janeiro: contradições entre crescimento econômico e desenvolvimento social. Espaço e Economia, n. 7, 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/ espacoeconomia/2061. Acesso em: 1º maio 2019.

CANDAU, Vera. De uma escola centrada na homogeneização a uma educação escolar orientada à diferenciação In: CANDAU, Vera (org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018. p. 29-30.

CANDAU, Vera. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In: CANDAU, Vera (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

CARTA africana dos direitos e bem-estar da criança. Maputo: Associação Centro de Direitos Humanos, [s.d.]. Disponível em: http://cdh.uem.mz/images/pdfs/Carta_Africana_dos_Direitos_e_Bem-Estar_da_Crianca.pdf. Acesso em: 6 ago. 2019.

FLEURI, Reinaldo. Intercultura, educação e movimentos sociais no Brasil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, V. Recife: Centro Paulo Freire, 2005.

GROSFOGUEL, Ramon; OSO, Laura; CHRISTOU, Anastasia. ‘Racism’, intersectionality and migration studies: framing some theoretical reflections. Identities: Global Studies in Culture and Power, v. 22, n. 6, p. 635-652, 8 set. 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1070289X.2014.950974. Acesso em: 13 set. 2018.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

LÉGAULT, Gisèle; RACHÉDI, Lilyane. L’intervention interculturelle. Montréal: Gaëtan Morin Éditeur, 2008.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos das crianças. São Paulo: Biblioteca Institucional de Direitos Humanos, [s.d.]. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html. Acesso em: 8 jan. 2020.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 73-118.

SILVA, Tomaz Tadeu Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999a.

SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche. Belo Horizonte: Autêntica, 1999b.

SOUZA, Marlucia Santos de. Escavando o passado da cidade: história política da cidade de Duque de Caxias. 2002. 293 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

18-11-2019

Como Citar

Russo, K., Mendes, L., & Borri-Anadon, C. (2019). Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 256–272. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6943

Edição

Seção

Artigos