Niños inmigrantes en la escuela pública: percepciones del profesorado

Autores/as

Palabras clave:

Enseñanza Primaria, Inmigración, Refugiados, Programa de Estudios

Resumen

Este artículo presenta una investigación cualitativa sobre las percepciones de docentes sobre los niños inmigrantes o refugiados en las escuelas públicas, basada en la perspectiva crítica de la educación intercultural y la concepción histórico-cultural. Las entrevistas se realizaron entre 2018 y 2019 con diez profesores del primer ciclo de enseñanza primaria, de una escuela municipal en Duque de Caxias, Río de Janeiro, con más de doce años de experiencia en educación básica y que tenían niños congoleños o angoleños en sus clases. Identificamos que la presencia de niños inmigrantes, que inicialmente podría ser un elemento obstaculizador para el proceso de enseñanza-aprendizaje, ha sido un motor para nuevas reflexiones sobre diferencias, desigualdades, prejuicios y discriminación en el espacio escolar.

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Biografía del autor/a

Kelly Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Kelly Russo é Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Mestre em Ciências Sociais e Educação (FLACSO-AR), Pós-Doutorado em Antropologia Social (PPGAS-Museu Nacional) e em Educação e Interculturalidade (Centro de Estudos sobre Etnicidade e Educação da Universidade de Montreal). É professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Na FEBF, integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, onde orienta pesquisas de Mestrado em Educação, e coordena o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação - NEPIIE. Tem experiência com projetos educacionais no contexto escolar e não escolar e desde 2011, é pesquisadora associada do LACED ? Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional, UFRJ). Possui projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à educação intercultural critica, educação escolar e povos indígenas; ações afirmativas e a inserção de jovens indígenas na educação superior, direitos humanos e a educação brasileira.

Leila Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora da área da Infância, com projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à área de infância, interculturalidade e linguagem na formaçao de professores, especialmente com populaçao de refúgio/imigraçao.

Corina Borri-Anadon, Universidade do Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Quebec, Canadá

Professora e pesquisadora de temas relacionados à diversidade etnicoracial na formação docente, processos de inclusão/exclusão na educação especial e práticas escolares de profissionais da saúde

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Publicado

2019-11-18

Cómo citar

Russo, K., Mendes, L., & Borri-Anadon, C. (2019). Niños inmigrantes en la escuela pública: percepciones del profesorado. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 256–272. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6943

Número

Sección

Artículos