Scolarisation à l’école publique d’enfants en situation d’immigration: perception des enseignants

Auteurs-es

Mots-clés :

École Primaire, Immigration, Réfugiés, Programme d’Études

Résumé

Cet article présente une recherche qualitative sur les perceptions des enseignants concernant des enfants en situation d’immigration ou de réfuge, ancrée sur la perspective critique de l’éducation interculturelle et la conception historico-culturelle. Des entretiens ont été menés entre 2018 et 2019 auprès de dix enseignants de l’Enseignement élementaire d’une école comunale de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, ces enseignants avec douze ans et plus d’expérience avaient dans leurs classes des enfants congolais ou angolais. Nous avons constaté que la présence d’enfants en situation d’immigration qui, au départ, aurait pu rendre difficile le processus d’enseignement-apprentissage est plutôt un moteur de nouvelles réflexions sur les différences, les inégalités, les préjugés et la discrimination dans l’espace scolaire.

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Bibliographies de l'auteur-e

Kelly Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Kelly Russo é Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Mestre em Ciências Sociais e Educação (FLACSO-AR), Pós-Doutorado em Antropologia Social (PPGAS-Museu Nacional) e em Educação e Interculturalidade (Centro de Estudos sobre Etnicidade e Educação da Universidade de Montreal). É professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Na FEBF, integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, onde orienta pesquisas de Mestrado em Educação, e coordena o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação - NEPIIE. Tem experiência com projetos educacionais no contexto escolar e não escolar e desde 2011, é pesquisadora associada do LACED ? Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional, UFRJ). Possui projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à educação intercultural critica, educação escolar e povos indígenas; ações afirmativas e a inserção de jovens indígenas na educação superior, direitos humanos e a educação brasileira.

Leila Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora da área da Infância, com projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à área de infância, interculturalidade e linguagem na formaçao de professores, especialmente com populaçao de refúgio/imigraçao.

Corina Borri-Anadon, Universidade do Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Quebec, Canadá

Professora e pesquisadora de temas relacionados à diversidade etnicoracial na formação docente, processos de inclusão/exclusão na educação especial e práticas escolares de profissionais da saúde

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Publié-e

2019-11-18

Comment citer

Russo, K., Mendes, L., & Borri-Anadon, C. (2019). Scolarisation à l’école publique d’enfants en situation d’immigration: perception des enseignants. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 256–272. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6943

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