Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo

Autores

  • Maria Fernanda Rezende Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • Patricia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura, Escrita, Práticas Educativas

Resumo

O artigo analisa relatórios de entrevista e observação de 27 escolas e turmas da pesquisa “Boas práticas de leitura e escrita na educação infantil”, em sete municípios de regiões brasileiras. Boas práticas são aquelas nas quais infância e experiência, educação e cuidado constituem binômios de criação, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) 2009. Apresenta-se um perfil das escolas e são analisados os registros de observação segundo as categorias espaços e materiais e interações e interlocuções. Revela-se, nas conclusões, a busca de uma identidade para a educação infantil, na forma dialógica como as professoras escutam e respondem às crianças. Na creche, predominam práticas de cunho lúdico-simbólico, enquanto na pré-escola estas ainda convivem com outras mais diretivas, pautadas em conteúdos relacionados à alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Rezende Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. Atualmente é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e representante no comitê científico da Anped do GT 07 (Educação da Criança de 0 a 6 anos). Coordena o grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP). Professora Titular-Livre em Educação Infantil/UNIRIO

Patricia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Educação pela PUC-Rio(2003), Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, leitura, escrita e educação-LEDUC. Desenvolve projetos de ensino, pesquisas e extensão nas seguintes áreas: infância, linguagem, leitura, escrita, literatura infantil, Educação Infantil.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Nunes, M. F. R., & Corsino, P. (2019). Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 100–126. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6109

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