A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?

Autores

  • Luiz Antônio Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Pública, Ética, Currículos, Educação Moral e Cívica

Resumo

Este artigo identifica um conflito entre dois conceitos de Ética no currículo das escolas públicas de ensino fundamental no Brasil contemporâneo. De um lado, a Ética laica, fundamentada nos provisórios consensos político-ideológicos; de outro, a Ética religiosa, convergente com uma Educação Moral e Cívica de conteúdo religioso. Esse conflito conceitual é explicado pelo autor como produto de um conflito político em torno da autonomia do campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-08-2009

Como Citar

Cunha, L. A. (2009). A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 401–419. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/230

Edição

Seção

Tema em Destaque