Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997

Autores

  • Luiz Antonio Cunha

Palavras-chave:

Educação Brasileira, Políticas Educacionais, Educação Religiosa, Educação Laica

Resumo

O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Cunha

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Publicado

31-08-2007

Como Citar

Cunha, L. A. (2007). Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 285–302. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/358

Edição

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