Uma análise das concepções que permeiam a formação profissional do Pronatec

Autores

  • Maria Clarisse Vieira Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Renato Hilário dos Reis Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Julieta Borges Lemes Sobral Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4023

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Trabalho, Políticas Educacionais, Formação Profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e discutir algumas das principais concepções de educação e trabalho que permeiam a formação do trabalhador brasileiro, com base na análise da criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, instituído em 2011. O texto apresenta um breve histórico das concepções que envolvem a formação do trabalhador presentes no final da década de 1980 e 1990, no âmbito da elaboração e aprovação da Lei n. 9.394/1996, que se estabelece até a primeira década do século XXI. Com base em análise documental e na legislação do período, dialoga com a produção acadêmica que permeia os campos da educação e trabalho e educação de jovens e adultos, analisando em que medida o Pronatec tende a fortalecer a dualidade estrutural do capitalismo ou a criar espaços emancipatórios, que possibilitem uma educação pautada na integração entre formação profissional e formação básica.

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Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Brasília, Distrito Federal, Brasil

Maria Clarisse Vieira  Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, em Brasília DF. E-mail: mclarissev@gmail.com. Coordenadora do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - GENPEX.

Renato Hilário dos Reis, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Brasília, Distrito Federal, Brasil

Renato Hilário dos Reis possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1988) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade de Brasília, em Brasília, DF. E-mail: hilárioreis@uol.com.br. É integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais-GENPEX.

Julieta Borges Lemes Sobral, Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre em Educação (2012) e graduada em Pedagogia (2005) pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação da UNB, em Brasília DF. Desde agosto de 2001, integra Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - GENPEX. E-mail: jujucampanha@gmail.com. Desde 2005, é servidora pública do Ministério da Educação estando afastada para realização do doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

27-04-2017

Como Citar

Vieira, M. C., Reis, R. H. dos, & Sobral, J. B. L. (2017). Uma análise das concepções que permeiam a formação profissional do Pronatec. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(67), 190–213. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4023

Edição

Seção

Artigos