Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.

Autores

  • Roberto M. Bekman

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02420012202

Palavras-chave:

TRI, Blocos Incompletos Balanceados, Construção de Provas

Resumo

O artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo.

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Biografia do Autor

Roberto M. Bekman

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Publicado

30-12-2001

Como Citar

Bekman, R. M. (2001). Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. Estudos Em Avaliação Educacional, (24), 119–136. https://doi.org/10.18222/eae02420012202

Edição

Seção

Artigos