Interseccionalidade: um exercício teórico a partir de uma pesquisa empírica

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Classe, Raça, Professoras

Resumo

Neste ensaio proponho a retomada de uma abordagem da interseccionalidade que não se restrinja à dimensão da identidade individual, incluindo também as dimensões simbólica e estrutural da sociedade. O texto se inicia com a exposição do uso do conceito de gênero e de sua articulação com a estrutura de classe, em uma pesquisa empírica qualitativa sobre o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Em seguida discutem-se possíveis articulações com a desigualdade racial e a conclusão sugere alguns temas ligados à educação escolar que poderiam se enriquecer se analisados com base em uma abordagem interseccional desse tipo.

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Biografia do Autor

Marília Pinto de Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Professora Sênior Livre Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e co-coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidade (Edges).

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Carvalho, M. P. de. (2020). Interseccionalidade: um exercício teórico a partir de uma pesquisa empírica. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 360–374. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7068

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