Um visível cordão de isolamento: escola e participação popular

Autores

  • Marília Pinto de Carvalho

Palavras-chave:

Escolas Públicas, Condição de Vida, Movimentos Sociais, Administração Escolar

Resumo

Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social.

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Biografia do Autor

Marília Pinto de Carvalho

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Publicado

31-08-1989

Como Citar

Carvalho, M. P. de. (1989). Um visível cordão de isolamento: escola e participação popular. Cadernos De Pesquisa, (70), 65–73. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1154

Edição

Seção

Temas em Debate