Formação Pedagógica para não licenciados: a implementação por uma universidade federal

Autores

Palavras-chave:

programas de formação, formação de professores, política educacional

Resumo

Analisa-se, neste artigo, como os dispositivos jurídicos que versam sobre os “Programas de Formação Pedagógica para não licenciados” se corporificam no decorrer de sua implementação por uma universidade federal. Para tanto, foram analisadas normativas internas produzidas pela universidade regulamentando tal modalidade formativa, além dos “Projetos de Abertura” e “Relatórios de Avaliação Final” de 19 turmas implementadas no decorrer dos anos de 2011 a 2017. A partir dessa análise, concluiu-se que a implementação desenvolvida pela instituição se distancia de prescrições apresentadas pelos dispositivos jurídicos vigentes e de evidências levantadas pela literatura que versa sobre o conhecimento especializado do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlova Estela Caldatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ALVARADO, Clara; CAÑADA, Florentina; GARRITZ, Andoni; et al. Canonical pedagogical content knowledge by CoRes for teaching acid-base chemistry at high school. Chemistry Education Research and Practice, Cambridge, v. 16, n. 3, p. 603-618, 2015.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 6-18, 2010.

AYDIN, Sevgi; BOZ, Yezdan. The nature of integration among PCK components: a case study of two experienced chemistry teachers. Chemistry Education Research and Practice, Cambridge, v. 14, n. 4, p. 615-624, 2013.

BACKES, Vânia Marli Schubert; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; MIRANDA, Fernanda Alves Carvalho; et al. Lee Shulman: contribuições para a investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-9, 2017.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, Washington, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Trabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 427-444, 2010.

BAUMERT, Jürgen; KUNTER, Mareike; BLUM, Werner; et al. Teachers’ mathematical knowledge, cognitive activation in the classroom, and student progress. American Educational Research Journal, Boston, v. 47, n. 1, p. 133-180, 2010.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 04/97, de 11 de março de 1997. Proposta de resolução referente ao programa especial de formação de Professores para o 1º e 2º graus de ensino – Esquema I. Brasília, DF: CNE, 1997a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 26 de fevereiro de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasília, DF: CNE, 1997b.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 26/2001, de 02 de outubro de 2001. Brasília, DF: CNE, 2001a.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Inep, 2001b.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 25/2002, de 03 de setembro de 2002. Brasília, DF, 2002.

CANEVER, Bruna Pedroso; PRADO, Marta Lenise; GOMES, Diana Coelho; et al. Self-knowledge of health teachers: a qualitative exploratory study. Nurse Education Today, Amsterdam, v. 65, p. 54-59, 2018.

CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1166-1195, out./dez. 2017.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores. Porto Alegre: Porto, 1999.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, 1999.

ETKINA, Eugenia. Pedagogical content knowledge and preparation of high school physics teachers. Physical Review Special Topics: Physics Education Research, v. 6, art. 020110, ago. 2010.

FANTZ, Todd D.; MIRANDA, Michael A.; SILLER, Thomas J. Knowing what engineering and technology teachers need to know: an analysis of pre-service teachers engineering design problems. International Journal of Technology and Design Education, Switzerland, v. 21, n. 3, p. 307-320, Aug. 2011.

FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana T. C.C. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2014a.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014b.

GATTI, Bernardete Angelina. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1150-1164, out./dez. 2017.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: Unesco, 2011.

JÜTTNER, Melanie; NEUHAUS, Birgit Jana. Validation of a paper-and-pencil test instrument measuring biology teachers’ pedagogical content knowledge by using think-aloud interviews. Journal of Education and Training Studies, v. 1, n. 2, p. 113-125, 2013.

MA, Liping. Knowing and Teaching Elementary Mathematic: teachers’s understanding of fundamental mathematics in China and the United States. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

RIBEIRO, Miguel; MELLONE, Maria; JAKOBSEN, Arne. Interpreting students? Non standard reasoning: insights for mathematics teacher education practices. For the Learning of Mathematics, Fredericton, v. 36, n. 2, p. 8-13, 2016.

ROLDÃO, Maria do Céu. Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1134-1149, out./dez. 2017.

SCHEINER, Thorsten; MONTES, Miguel Ángel; GODINO, Juan Díaz; et al. What Makes Mathematics Teacher Knowledge Specialized? Offering Alternative Views. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 16, n. 90, p. 1-20, set. 2017.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher,Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, p. 1-22, 1987.

SILVA, Vandré Gomes da; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; GATTI, Bernardete Angelina. Referentes e critérios para a ação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, p. 286-311, abr./jun. 2016.

SISTEMA DE CONSULTA AOS PROCESSOS E RESOLUÇÕES. Disponível em: https://utfws.utfpr.edu.br/apex/sistema/f?p=150:20. Acesso em: 25 nov. 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Resolução n. 28/11 – Cogep. Dispõe sobre o Regulamento do Programa Especial de Formação Pedagógica – Profop/Parfor da UTFPR. Curitiba, 2011a. 19p.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Resolução n. 29/11 – COGEP. Dispõe sobre as Orientações para a Elaboração do Projeto de Abertura de Turma – Profop da UTFPR. Curitiba, 2011b. 11p.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Resolução n. 72/12 – Cogep. Dispõe sobre o Regulamento do Programa Especial de Formação Pedagógica – Profop/Parfor da UTFPR. Curitiba, 2012. 19p.

VERDUGO-PERONA, José Javier; SOLAZ-PORTOLES, Joan Josep; SANJOSE-LOPEZ, Vicent. El conocimiento didáctico del contenido en ciencias: estado de la cuestión. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 164, p. 586-611, abr./jun. 2017.

VIIRI, Jouni. Engineering teachers’ pedagogical content knowledge. European Journal of Engineering Education, v. 28, n. 3, p. 353-359, 2003.

YU, Ji Hyun; LUO, Yi; SUN, Yan; STROBEL, Johannes. A Conceptual K-6 Teacher Competency Model for Teaching Engineering. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 56, p. 243-252, 2012.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

Caldatto, M. E. (2019). Formação Pedagógica para não licenciados: a implementação por uma universidade federal. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 60–84. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5331

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.