Absenteísmo docente: Desafios para as políticas públicas educacionais

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Gestão Educacional, Absenteísmo, Condições do Trabalho Docente

Resumo

O artigo descreve o fenômeno do absenteísmo entre os servidores municipais da cidade de São Paulo e busca compreender como os profissionais da educação entendem a falta docente e se organizam para enfrentar esse problema na escola. A partir de uma revisão bibliográfica, fez-se a análise estatística descritiva de variáveis relacionadas a ausências dos servidores e perfil dos profissionais pertencentes ao quadro do magistério, bem como a análise dos resultados coletados por meio de entrevistas em vinte unidades escolares. O estudo recomenda que sejam delineadas melhorias das condições de trabalho dos professores, buscando, em especial, diminuir o número excessivo de alunos por sala de aula, aumentar os níveis salariais a fim de prevenir o acúmulo de cargos e investir na carreira do magistério, tornando-a mais atraente.

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Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Unesp e pesquisadora da Fundação  Carlos Chagas. Atua nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Políticas de Educação Infantil.

Claudia Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano, pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora titular do programa de pós-graduação em Psicologia Educacional, da PUC-SP. Sua atuação tem incidido nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor (inicial e continuada), trabalho/atividade docente, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano, autorregulação da conduta, metacognicão e competências e habilidades do século XXI.

Cláudia Oliveira Pimenta

Doutora em Educação, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), professora da rede estadual de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE), da FEUSP.  Atua, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, política educacional, gestão educacional e educação infantil.

Adriano Moro, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutor em Educação com Doutorado Sanduíche pela Harvard University: Graduate Shool of Education, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC). Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação Educacional. 

Vandré Gomes da Silva, São Paulo (SP), Brasil

Possui doutorado em Educação (2008), mestrado (2001) e graduação em Pedagogia (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas onde integra o comitê editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional. No campo educacional já atuou em Programas de Pós-graduação em educação, na docência no ensino fundamental e médio, direção e supervisão escolar e formação de professores e gestores escolares. Tem como foco os seguintes temas: política e avaliação Educacional, gestão escolar, implementação de políticas, formação de professores e análise conceitual do discurso educacional.

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

Fernandes, F. S., Davis, C., Oliveira Pimenta, C., Moro, A., & Gomes da Silva, V. (2023). Absenteísmo docente: Desafios para as políticas públicas educacionais. Cadernos De Pesquisa, 53, e09880. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9880

Edição

Seção

Políticas Públicas, Avaliação e Gestão