Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216Palavras-chave:
Teste Adaptativo Informatizado, Avaliação de Competência, Provinha Brasil, Teoria da Resposta ao ItemResumo
Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil – Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.
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