Avaliação continuada de programas de educação superior

Autores

  • Ana Maria Carneiro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6688-1881
  • Adriana Bin Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739

Palavras-chave:

avaliação de impacto, programa de ensino superior, políticas públicas, avaliação de inovações educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o conceito de avaliação continuada a partir da experiência avaliativa de um programa de educação superior de uma universidade pública, que é ao mesmo tempo uma ação afirmativa, um curso de educação geral e uma nova forma de acesso aos cursos de graduação. Avaliação continuada representa uma inovação em termos conceituais e metodológicos na área de políticas públicas ao propor um processo que acompanha toda a existência de uma política. A análise da avaliação do programa de educação geral traz contribuições de duas naturezas: a) a compreensão de como construir um sistema de avaliação continuada; b) a operacionalização de tal sistema, evidenciando tanto a geração de insumos de forma contínua para a tomada de decisões quanto os desafios que vêm sendo enfrentados para que essa integração entre avaliação e tomada de decisões continue ocorrendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Carneiro, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas-SP, Brasil

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos.

Adriana Bin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas-SP, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Política Científica e Tecnológica pela mesma Universidade e pós-doutorado no Manchester Institute of Innovation Research (MIoIR) da University of Manchester. É professora doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) na área de administração, professora plena nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/UNICAMP), professora colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/UNICAMP) e coordenadora associada do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-GEOPI). Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção em ciência, tecnologia e inovação. 

Referências

ALKIN, M. C.; KING, J. A. The historical development of evaluation use. American Journal of Evaluation, Thousand Oaks, CA, v. 37, n. 4, p. 568-579, 2016.

ANDRADE, C. et al. Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, p. 698-719, 2012.

ANDRADE, C. et al. ProFIS: A new paradigm for higher education in Brazil. Journal of Widening Participation and Lifelong Learning, Reino Unido, v. 15, n. 3, p. 22-46, 2013.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 mar. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo do Ensino Superior. Brasília: 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2017/metodologia_indicadores_ trajetoria_curso.pdf. Acesso em: 12 maio 2019.

CAMARGO JÚNIOR, J. B.; ALMEIDA JÚNIOR, J. R.; CUGNASCA, P. S. Desafios da avaliação continuada em um curso de engenharia. EccoS Revista Científica, n. 37, p. 215–232, 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/715/71543111013.pdf. Acesso em: 29 maio 2018.

CARNEIRO, A. M. et al. Interdisciplinary Higher Education Program (ProFIS): challenges and opportunities. In: TERANISHI, R. T. et al. (ed.). Advances in education in diverse communities: research, policy and praxis. Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2015. p. 265-282.

CARNEIRO, A. M. et al. A avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp (ProFIS): contribuições do estudo longitudinal. Caderno de Pesquisa NEPP, Campinas, v. 85, p. 11-124, 2017.

CARNEIRO, A. M. et al. Educación general y participación en la investigación: el caso ProFIS de Unicamp Brasil. In: CASTRO, A.; COLPAS, E. (org.). Reflexiones sobre los estudios generales en la educación superior. Barranquilla: Editorial Universidad del Norte, 2018. p. 120-145.

CARNEIRO, A. M.; ANDRADE, C.; GONCALVES, M. L. Formação interdisciplinar e inclusão social: o primeiro ano do ProFIS. Ensino Superior Unicamp, Campinas, v. 3, p. 24-38, 2012.

CARNEIRO, A. M.; ANDRADE, C.; TELLES, S. M. B. S. Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp: proposta metodológica. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Brasília, v. 1, p. 26-45, 2012.

CARLSON, V. Trends and innovations in public policy analysis. The Policy Studies Journal, v. 39, n. S1, p. 13-26, 2011.

CASTRO, A.; COLPAS, E. (org.). Reflexiones sobre los estudios generales en la educación superior. Barranquilla: Editorial Universidad del Norte, 2018.

CASTRO, C. M. Educar para o ofício ou educar para mudar de ofício? Ensino Superior Unicamp, Campinas, Ano 2, n. 3, p. 20-39, 2011.

CHOUINARD, J. A. Balancing evaluation theory and practice in the real world. American Journal of Evaluation, v. 34, n. 1, p. 91-98, 2013a.

CHOUINARD, J. A. The practice of evaluation in public sector contexts: a response. American Journal of Evaluation, v. 34, n. 2, p. 266-269, 2013b.

CUNNINGHAM, P. N.; NEDEVA, M. N. Towards a system of continuous evaluation and monitoring for European co-operation in scientific and technical research (COST). Research Evaluation, Inglaterra, v. 8, n. 3, p. 142-154, 1999.

DAFLON, Verônica Toste; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 302-327, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em 12 fev. 2019. http://dx.doi. org/10.1590/S0100-15742013000100015.

DAUGHERTY, Lindsay; MARTORELL, Paco; MCFARLIN, Isaac. The Texas Ten Percent Plan’s impact on college enrollment. Education Next, v. 14, n. 3, 2014. Disponível em: http://educationnext.org/ texas-ten-percent-plans-impact-college-enrollment/. Acesso em: 12 maio 2019.

DYE, T. R. Understanding public policy. Londres: Prentice-Hall, 1992.

FITZPATRICK, J. L.; SANDERS, J. R.; WORTHEN, B. R. Program evaluation: alternative approaches and practical guidelines. 3. ed. Boston: Pearson, 2004.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 21, p. 211-259, 2000.

GARCIA, R. C. Subsídios para organizar avaliações da ação governamental. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 23, p. 7-70, 2001.

GATTI, B. A. Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional, n. 21, p. 93, 2000. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2227. Acesso em: 29 maio 2018.

HERINGER, R. R. Expansão do ensino superior no Brasil: acesso, diferenciação interna e políticas de inclusão. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBS, 2011.

HERINGER, R. R. Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Tomo (UFS), Revista do Programa em Pós-Graduação e Sociologia, v. 1, n. 24, p. 13-29, 2014.

HOOD, C. The “New Public Management” in the 1980s: variations on a theme. Accounting Organizations and Society, Amsterdam, v. 20, n. 2/3, p. 93-109, 1995.

HORTON, D.; MACKAY, R. Using evaluation to enhance institutional learning and change: recent experiences with agricultural research and development. Agricultural Systems, Inglaterra, v. 78, n. 2, p. 127-142, 2003.

JANN, W.; WEGRICH, K. Theories of the policy cycle. In: FISCHER, F.; MILLER, G. J.; SIDNEY, M. S. (ed.). Handbook of public policy analysis: theory, politics, and methods. Boca Raton: CRC Press, 2007. p. 43-62.

LATTUCA, L. R. Curricula in international perspective. In: FOREST, J. J. F.; ALTBACH, P. G. (ed.). International handbook of higher education. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2007. p. 39-64.

LINDBLOM, C. E. The science of muddling through. Public Administration Review, Washington, v. 19, n. 2, p. 79-88, 1959.

LINK, A. N.; VONORTAS, N. S. (ed.). Handbook on the theory and practice of program evaluation. Cheltenham: Edward Elgar, 2013.

OECD. Rethinking Quality Assurance for Higher Education in Brazil. Reviews of National Policies for Education, OECD Publishing, Paris, 2018. 180p. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264309050-en.

PARSONS, W. Políticas públicas: una introducción a la teoría y la práctica del análisis de políticas públicas. Cidade do México: Miño y Dávila Editores, 2007.

PATTON, M. Q. Developmental evaluation: applying complexity concepts to enhance innovation and use. New York: The Guilford Press, 2010.

PEREIRA, E. M. A. Reforma curricular na Universidade de Harvard: a centralização da educação geral no século XXI. In: PEREIRA, E. M. A. Universidade e currículo: perspectivas de Educação Geral. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 41-64.

PEREIRA, E. M. A.; CARNEIRO, A. M.; GONCALVES, M. L. Inclusão no ensino superior: política e currículo. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 75-91, 2013.

PEREIRA, E. M. A.; CARNEIRO, A. M.; GONÇALVES, M. L. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 717-739, 2015.

POLYDORO, S. A. J.; CARNEIRO, A. M. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação, Brasília, v. 7, n. 1, p. 18-30, 2016.

RAMOS, M. Aspectos conceituais e metodológicos da avaliação de políticas e programas sociais. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 32, p. 95-114, 2009.

ROGERS, J. D. Introducing the issue theme: rising to the challenges of R&D impact assessment. Research Evaluation, Inglaterra, v. 21, p. 329-331, 2012.

SANDERS, J.R. Presidential Address: On Mainstreaming Evaluation. American Journal of Evaluation, Thousand Oaks, CA, v. 23, n. 3, p. 253-259, 2002.

SAX, L. J.; GILMARTIN, S. K.; BRYANT, A. N. Assessing response rates and nonresponse bias in web and paper surveys. Research in Higher Education, New York, v. 44, n. 4, p. 409-432, 2003.

SCHWARTZMAN, S. A qualidade da educação superior brasileira. Simon’s site, 2018. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/sitesimon/?p=6198&lang=pt-br. Acesso em: 12 maio 2019.

SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. In: TYLER, R. W.; GAGNE, R. M.; SCRIVEN, M. (ed.). Perspectives of curriculum evaluation. Chicago: Rand McNally, 1967. p. 39-83. (Aera Monograph Series on Curriculum Evaluation, v. 1).

SILVA, J. M. A. P. O ciclo básico da UNICAMP: projeto, realidade e perspectivas. 1989. 195f. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.

SIMON, H. A. Administrative behavior: a study of decision-making processes in administrative organization. New York: Macmillan, 1947.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, Ano 8, n. 16, p. 20-45, 2006.

UNICAMP. Resolução GR-041/2012, de 26/09/2012. Dispõe sobre normas para o ingresso no Programa de Formação Interdisciplinar Superior e dá outras providências. Campinas: Unicamp, 2012. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=3220. Acesso em: 12 maio 2019.

UNICAMP. Avaliação Institucional. Campinas: Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, 2014. Disponível em: http://www.prdu.unicamp.br/areas2/avaliacao-institucional/avaliacao- institucional. Acesso em: 6 jun. 2018.

UNICAMP. Procuradoria Geral. Deliberação CONSU-A-032/2017 de 21/11/2017. Campinas: Unicamp, 2017. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=10240. Acesso em: 12 maio 2019.

VEDUNG, E. Four waves of evaluation diffusion. Evaluation, v. 16, n. 3, p. 263-277, 2010. WEISS, C. Evaluation. 2. ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall Inc., 1998.

WERNECK, F. Q.; BRANCO, G. G.; COUTO, R. C.; ALBUQUERQUE, V. S.; PAULA, C. Avaliação Continuada Integrada (ACI): uma experiência de avaliação formativa no Curso de Graduação de Enfermagem do UNIFESO. In: PBL 2010 CONGRESSO INTERNACIONAL, São Paulo. Anais [...] São Paulo: PBL, 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0310-2. pdf. Acesso em: 29 maio 2018.

WOLLMANN, H. Policy evaluation and evaluation research. In: FISCHER, F.; MILLER, G. J.; SIDNEY, M. S. (ed.). Handbook of public policy analysis: theory, politics, and methods. Boca Raton: CRC Press, 2007. p. 393-402.

Downloads

Publicado

31-05-2019

Como Citar

Carneiro, A. M., & Bin, A. (2019). Avaliação continuada de programas de educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 170–200. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739

Edição

Seção

Artigos