Evaluación continuada de programas de educación superior

Autores/as

  • Ana Maria Carneiro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6688-1881
  • Adriana Bin Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739

Palabras clave:

Evaluación de Programas, Educación Superior, Políticas Públicas, Evaluación De Innovaciones Educativas

Resumen

El objetivo de este artículo es discutir el concepto de evaluación continuada a partir de   la experiencia evaluativa de un programa de educación superior de una universidad pública, que es a la vez una acción afirmativa, un curso de educación general y una nueva forma de acceso a los cursos de graduación. La evaluación continuada representa una innovación en términos conceptuales y metodológicos en el área de políticas públicas al proponer un proceso que acompaña toda la existencia de una política. El análisis de la evaluación del programa de educación general contribuye con aportes de dos naturalezas distintas: a) la comprensión de cómo construir un sistema de evaluación continuada; b) la ejecución de tal sistema, que pone de manifiesto tanto la generación de insumos de forma continua para la toma de decisiones, como los desafíos que se enfrentan para que dicha integración entre evaluación y toma de decisiones siga ocurriendo.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Carneiro, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas-SP, Brasil

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos.

Adriana Bin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas-SP, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Política Científica e Tecnológica pela mesma Universidade e pós-doutorado no Manchester Institute of Innovation Research (MIoIR) da University of Manchester. É professora doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) na área de administração, professora plena nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/UNICAMP), professora colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/UNICAMP) e coordenadora associada do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-GEOPI). Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção em ciência, tecnologia e inovação. 

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Publicado

2019-05-31

Cómo citar

Carneiro, A. M., & Bin, A. (2019). Evaluación continuada de programas de educación superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 170–200. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739

Número

Sección

Artículos