Avaliação institucional na educação básica: os desafios da implementação

Autores

  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • José Roberto de Souza Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5075

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Educação Básica, Gestão Democrática, Implementação.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar os fatores relacionados com a implementação de avaliações institucionais em redes de ensino e em escolas. O corpus do estudo foi constituído por artigos que discutem resultados de pesquisas acerca da implementação desse tipo de avaliação na educação básica publicados em periódicos nacionais. As evidências presentes nos estudos permitem afirmar que o fator que mais influencia a implementação da avaliação institucional é o desenvolvimento da gestão democrática das escolas. Por outro lado, o trabalho coletivo e a participação da comunidade escolar foram identificados como mudanças decorrentes de tal implementação. Conclui-se que a avaliação institucional é um processo condicionado a outras mudanças na escola e na rede. Não obstante, quando implementada, ela contribui para muitas dessas mudanças. Assim, se se pretende desenvolvê-la, o melhor a fazer é iniciá-la e pô-la em prática, aperfeiçoando-a enquanto é praticada.

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Biografia do Autor

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Roberto de Souza Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

23-04-2018

Como Citar

Síveres, L., & Santos, J. R. de S. (2018). Avaliação institucional na educação básica: os desafios da implementação. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(70), 222–253. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5075

Edição

Seção

Artigos